Diabetes Tipo 2 e amamentação

25 de Dezembro de 2015 - 12h41

Estudo recente da divisão de pesquisa científica da Universidade da Califórnia (Kaiser Permanente Division of Research) revelou que mulheres que tiveram diabetes gestacional podem diminuir o risco de ter diabetes tipo 2 com a amamentação. Mais de 990 participantes foram acompanhadas dois anos após dar à luz. E a conclusão foi que quanto mais meses a mãe amamenta, menor a possibilidade de desenvolver a doença. Mulheres que alimentaram os bebês exclusivamente com leite materno por mais de dez meses, apresentaram 57% menos risco de ter a doença comparadas às que amamentaram dois meses ou menos. Já as mães que amamentaram exclusivamente com fórmula, tiveram duas vezes mais chance de desenvolver o tipo 2 de diabetes. Segundo a coordenadora da pesquisa, a epidemiologista Erica P. Gunderson, a amamentação oferece um “descanso” para as células que produzem insulina. “Ela reduz a glicose e a gordura do sangue porque estes nutrientes se transferem da corrente sanguínea ao tecido mamário para produzir o leite”, diz Gunderson, que descreveu essa fase como de recuperação do corpo após a gravidez, período em que organismo precisa aumentar muito a produção de insulina para manter sob controle os níveis de açúcar no sangue. A íntegra do estudo está publicada na edição online do Annals of Internal Medicine de novembro: http://annals.org/article.aspx?articleid=2471594&resultClick=3