Diagnóstico precoce de Parkinson à vista

08 de Setembro de 2016 - 01h56

ANTONIO GUILLEM

Um exame de vista simples, não invasivo e de baixo custo pode se tornar um biomarcador da doença de Parkinson, revela trabalho desenvolvido pela Universidade de Londres. Testes realizados com roedores demonstraram que mudanças na parte posterior do olho podem significar uma futura manifestação da enfermidade, antes mesmo que atinja o cérebro e apareçam os primeiros sintomas. Segundo a responsável pelo estudo, Francesca Cordeiro, trata-se de um avanço potencialmente revolucionário para a detecção e tratamento precoce de uma das enfermidades mais debilitantes do mundo.  Não existem atualmente exames específicos que permitam o diagnóstico definitivo da doença, que é a segunda enfermidade neurodegenerativa mais comum do mundo, atingindo uma em cada 500 pessoas. Entre os principais sintomas estão os tremores nas mãos, braços, pernas e mandíbula, rigidez muscular, lentidão de movimentos e dificuldade de coordenação e equilíbrio, todos afetando profundamente a qualidade de vida do enfermo. O estudo foi publicado no Acta Neuropathologica Communications e seu resumo pode ser lido na página www.ucl.ac.uk/news/news-articles/0816/180816-test-may-detect-parkinson