Atualidades

O tamanho da cintura e o risco de câncer de mama

02 de Outubro de 2014 - 10h10

IMAGEM - Divulgação
Quanto maior a cintura, maiores as chances de se desenvolver câncer de mama

Manter a mesma medida de cintura por décadas pode ajudar a diminuir o risco de câncer de mama após a menopausa, indica estudo realizado na Inglaterra pela University College London. Cerca de 93 mil mulheres entre 50 e 60 anos participaram da pesquisa, preenchendo um questionário que incluía a pergunta sobre o número do manequim da saia que usavam na época dos seus 20 anos de idade.

Após três anos de acompanhamento, as mulheres que a cada década passaram a usar o manequim uma vez maior do que na juventude, apresentaram 33% de risco de desenvolver câncer de mama na pós-menopausa. Para as que aumentaram duas vezes, o risco subiu para 77%.

Trabalhos anteriores já haviam relacionado a obesidade, especialmente na área da barriga, com o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Mas nenhuma pesquisa até agora havia quantificado essa relação com o câncer de mama.

Segundo a coautora do estudo, professora Usha Menon, do Gynaecological Cancer Research Centre da UCL, sob o ponto de vista da saúde pública, a descoberta é importante porque oferece uma forma simples e fácil de monitorar o ganho de peso e ajudar a prevenir a doença. 


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: