Atualidades

OUTUBRO ROSA

05 de Outubro de 2015 - 11h42

SHUTTERSTOCK

Estamos profundamente comprometidos com o objetivo principal dessa campanha: oferecer ao público informações fundamentais para o combate à doença.

A partir de hoje, e durante todo este mês, a Clínica Capozzielli estará participando mais uma vez, do movimento mundial Outubro Rosa dedicado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Estamos profundamente comprometidos com o objetivo principal dessa campanha, oferecendo ao público informações fundamentais para o combate à doença, que serão disponibilizadas semanalmente no site e na rede social da clínica.

O movimento Outubro Rosa nasceu  nos Estados Unidos em 1990 a partir de uma  iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a Corrida da Cura, (www.komen.org). E ganhou tanta repercussão que mais tarde o Congresso Americano oficializou outubro como o mês nacional da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce.

O laço cor-de-rosa é o símbolo maior dessa luta mundial contra o câncer de mama e acabou motivando o uso dessa cor em diferentes tipos de mobilização tanto por parte dos órgãos de saúde como empresas, entidades e a população em geral. O rosa foi escolhido por sua tradicional ligação com o gênero feminino, que apresent aa maior incidência de câncer de mama. Menos de 1% dos homens são atingidos pela doença.

Uma ação que ganhou inúmeros adeptos em todo o mundo foi o uso da iluminação rosa em prédios e monumentos. No Brasil, o pioneiro foi o obelisco do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, durante a comemoração dos 70 anos da Revolução Constitucionalista em 2 de outubro de 2002. A iniciativa veio de um grupo de mulheres com apoio de uma conceituada empresa de cosméticos europeia. Entre os mais famosos monumentos do mundo iluminados em outubro, estão o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Torre Eiffell, na França, a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos, a Torre de Pisa, na Itália.

Tanto empenho e mobilização fizeram crescer cada vez mais o número e a variedade de ações pelo diagnótico precoce do câncer de mama. São campanhas, palestras, distribuição de posters, camisetas, laços, folhetos e até mutirões para mamografias.

Lembre-se: quando diagnosticado em fases iniciais, o câncer de mama tem grandes chances de cura. E novas terapias também têm possibilitado viver com a doença com boa qualidade de vida. 


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: