Especialidades

ALERGOLOGIA

Área médica especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas, como alergia respiratória, alergia a alimentos, a medicamentos, a picadas de insetos, dermatite de contato e urticária, entre outras.

 

O alergologista possui profundo conhecimento do sistema imunológico e está preparado para reconhecer todas as suas alterações.  Na consulta, além analisar a história clínica do paciente, solicita exames complementares, entre os quais os de reações cutâneas, análise do sangue, testes com alérgenos e exposição controlada a medicamentos e alimentos. 

^
CARDIOLOGIA

Ramo da medicina dedicado ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares, que podem ser congênitas, adquiridas ou súbitas. A prevenção ocupa importante papel nessa especialidade.

 

Preventivamente, o cardiologista atua sobre fatores de risco como hipertensão arterial, envelhecimento, tabagismo, diabetes, obesidade e colesterol elevado. Quando o paciente já sofreu algum evento cardiovascular, esse especialista prescreve tratamentos para evitar a progressão da enfermidade, visando melhorar a sua qualidade de vida.

^
CIRURGIA BUCOMAXILO

É a área da Odontologia que cuida das alterações, congênitas ou adquiridas, da boca, face e crânio – como anomalias da articulação temporomandibular, dores faciais, lábio leporino e tumores benignos ou malignos.O cirurgião desta especialidade trabalha com próteses, implantes, enxertos  e reconstrução facial. 

 

Problemas de apneia do sono, da cavidade bucal, assim como implantes dentários também são atendidos pelo bucomaxilofacial, que hoje conta com recursos de alta tecnologia tanto para exames como intervenções. 

^
CIRUR. DA ENDOMETRIOSE

Procedimento altamente especializado que exige profundo conhecimento da anatomia e cirurgia da pelve, uma vez que a endometriose caracteriza-se pelo crescimento fora do útero de tecido semelhante ao endométrio.

 

A doença afeta principalmente ovários, trompas, ligamentos útero-sacros, peritônio, além do próprio útero, podendo se tornar uma das causas da infertilidade feminina. Órgãos não reprodutores também podem ser atingidos, como o intestino e a bexiga.  Mais de seis milhões de mulheres entre 20 e 40 anos no Brasil sofrem de endometriose.

^
CIRURGIA GERAL

É uma das mais antigas especialidades da medicina e engloba princípios e técnicas seguras e eficazes para realizar cirurgias em qualquer área do corpo, em pacientes de qualquer idade, portadores de enfermidade aguda ou crônica.

 

O cirurgião geral realiza o diagnóstico e o tratamento de doenças de origem benigna, inflamatória, traumática, entre outras que possam ser tratadas por meio de procedimento cirúrgico, inclusive em situações de urgência. É o profissional de primeira linha no pré e pós-operatório, nos centros de emergência e de tratamento intensivo.

^
CIRURGIA DA OBESIDADE

É um procedimento realizado no aparelho digestivo com objetivo de ajudar a perda de peso no caso de obesidade excessiva e de doenças associadas ou agravadas por esse problema, como diabetes, hipertensão, apneia do sono, entre outras.

 

O pré-operatório exige avaliação médica completa e participação de uma equipe multidisciplinar integrada por nutricionista, psicólogo e anestesista. Após a cirurgia, o paciente deverá seguir um programa personalizado de alimentação e de novos hábitos de vida para que o resultado se estenda a longo prazo.

Saiba Mais
^
CIRURGIA ONCOLÓGICA

É uma especialidade da área de cirurgia geral que realiza procedimentos para diagnóstico e tratamento de pacientes com suspeita ou presença de tumores. A biópsia, um dos principais exames para detectar o câncer, é realizada pelo cirurgião oncológico.

 

Este especialista também verifica o estágio da doença e as terapêuticas necessárias para obter melhores resultados tanto na cura como na sobrevida do paciente, controlando sintomas que comprometam a sua saúde e qualidade de vida. Outra importante atuação dessa área da medicina é na prevenção e diagnóstico precoce do câncer.

^
CIRURGIA PEDIÁTRICA

Área dedicada a assistência e tratamento de pacientes portadores de malformação congênita ou adquirida que necessitem intervenção cirúrgica, abrangendo desde o estágio pré-natal até o início da vida adulta.

 

Procedimentos do aparelho geniturinário, gastrointestinal, da cabeça e pescoço e oncológicos estão entre os mais atendidos pelo cirurgião pediatra que, graças aos avanços tecnológicos, conta com exames cada vez mais precisos e técnicas minimamente invasivas, muitas das quais realizadas em ambiente ambulatorial.

 

^
CIRURGIA PLÁSTICA

Especialidade cirúrgica dedicada à reparação, mudança ou reconstrução de alterações que afetam a função ou a aparência corporal. Exige conhecimentos profundos de anatomia, cirurgia, fisiologia e patologia.

 

São atendidas por esta área malformações de nascença, como lábio leporino, e patologias traumáticas e pós-traumáticas  como queimaduras. Alterações morfológicas que afetam a autoestima, como nariz grande ou mamas pequenas, são corrigidas pela cirurgia estética, que sempre considera fatores psicológicos do paciente antes de indicar um procedimento. 

^
CIRURGIA VASCULAR

É a área dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sistema vascular – artérias, veias e vasos linfáticos. Apesar da especialidade incluir o termo cirurgia, muitos pacientes são encaminhados ao cirurgião vascular para receber orientações preventivas.

 

O tratamento clínico permite reduzir, por exemplo, o risco de enfermidade cardíaca ou de acidente vascular cerebral a partir de exercícios específicos, medicamentos ou intervenções minimamente invasivas. No caso de indicação cirúrgica, as mais comuns nessa especialidade são as varizes das pernas  e os aneurismas. 

^
CLÍNICA GERAL

Medicina que trata diversas doenças, além de atuar preventivamente. Envolve exame geral do paciente e seu tratamento e acompanhamento. Ou, dependendo do diagnóstico, encaminhamento para um especialista.



O clínico geral é conceituado como médico da família, por ser o primeiro a quem as pessoas recorrem. Atende pacientes de todas as idades e procura conhecer também o histórico de saúde e hábitos de vida dos familiares. Uma das principais preocupações da clínica geral é a medicina preventiva.

^
DERMATOLOGIA

É a especialidade que previne, diagnostica e trata alterações e doenças da pele, do tecido subcutâneo, das mucosas e dos anexos da pele (cabelo, pelos e unhas). Também abrange doenças sexualmente transmissíveis, imunológicas e câncer de pele.

 

O médico dermatologista, além de tratar de afecções da pele causadas por agentes externos ou internos, cuida de alterações que envolvem a estética, como acne, manchas, cicatrizes, verrugas, flacidez e envelhecimento. Para tanto, utiliza desde substâncias em formulações farmacológicas com indicação individualizada, até alta tecnologia, como o laser e radiofrequência.

^
ENDOCRINOLOGIA

Especialidade que estuda o funcionamento das glândulas endócrinas, produtoras de hormônios, e do metabolismo, sistema responsável por todas as funções essenciais do organismo, como a regulação da glicose.

 

O médico endocrinologista previne e cuida dos distúrbios hormonais, entre os quais o do crescimento, problemas menstruais, menopausa, andropausa e humor, assim como ganho ou perda de peso. Doenças como osteoporose, diabetes e infertilidade também são tratadas pelo endocrinologista.

^
GASTROENTEROLOGIA

É a área especializada nas funções do aparelho digestivo e tratamento das doenças relacionadas aos seus órgãos e anexos, como esôfago, estômago, intestinos, reto, ânus, vias biliares, fígado e pâncreas.



O médico gastroenterologista orienta o paciente sobre sintomas como má digestão, dores de estômago, azia, prisão de ventre, desarranjo intestinal. E trata doenças, entre as quais gastrite e hepatite. A hepatologia e a proctologia são duas importantes especialidades da gastroenterologia.

^
GERIATRIA

É a área da medicina que previne, diagnostica e trata enfermidades ligadas ao processo e às fases do envelhecimento. Tem como foco principal garantir a saúde, a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com mais idade.

 

O geriatra possui conhecimento especializado das doenças comuns nos idosos e considera, além dos aspectos físicos do paciente, o seu estilo de vida, suas condições psicológicas, familiares e ambientais. Tanto os tratamentos preventivos quanto os clínicos são prescritos de acordo com essas características. 

 

^
GINECOLOGIA

É a medicina especializada no sistema reprodutor feminino, assim como na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças a ele relacionadas. Esta especialidade geralmente também está associada à obstetrícia, que acompanha a gravidez, o parto e o pós-parto.

Além da saúde dos órgãos reprodutores, o médico ginecologista atua como uma espécie de conselheiro pessoal do bem-estar da vida sexual da mulher indicando, por exemplo, métodos de sexo seguro e anticoncepcionais, entre outros. Realiza exames regulares relacionados a mudanças hormonais, alterações inflamatórias e prevenção do câncer. 

^
INFECTOLOGIA

É o ramo da medicina interna que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de enfermidades em crianças e adultos, causadas por micro-organismos, como vírus, bactérias, parasitas, entre outros. A imunização (vacinação) é outra importante área da infectologia.

 

O infectologista também trabalha apoiando outras especialidades médicas, quando o paciente apresenta uma febre de origem desconhecida, uma infecção de difícil identificação, ou está mais vulnerável devido a um procedimento cirúrgico. Na área pediátrica, contribui na análise do diagnóstico e orientação terapêutica.

^
MASTOLOGIA

Área da medicina dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças benignas e malignas das mamas. Embora atenda principalmente mulheres, homens também podem apresentar problemas nas glândulas mamárias.

 

Esse especialista possui título em mastologia após formação em outra área, geralmente ginecologia ou oncologia cirúrgica. Na consulta, ele irá observar se há alguma alteração nas mamas e axilas, como a presença de caroços, secreção, mudança na cor da pele ou retração do mamilo. A atuação do mastologista é fundamental na prevenção do câncer de mama.

^
MEDICINA DO ESPORTE

Especialidade médica que engloba a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao esporte e à atividade física em geral. Também e atua de forma inter e multidisciplinar com outras especialidades como ortopedia, traumatologia,cardiologia, nutrição, reumatologia e reabilitação.

^
NEFROLOGIA

Área da medicina interna que estuda a anatomia dos rins e suas funções visando a prevenção, diagnóstico e tratamento clínico de enfermidades do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim e suas complicações.

 

O nefrologista trata doenças como hipertensão arterial, nefrites, cálculos renais, além de patologias renais crônicas ou hereditárias e as sistêmicas que atingem o rim – entre as quais diabetes, lúpus  eritematoso e vasculite. A hemodiálise, procedimento necessário quando o rim deixa de funcionar, é indicada pelo nefrologista.

^
NEUROLOGIA ADULTO

Área da medicina dedicada ao diagnóstico e tratamento de pacientes com mais de 14 anos que apresentem dano congênito ou adquirido agudo ou crônico no sistema nervoso central.

Os tratamentos desta especialidade podem ter caráter multidisciplinar, envolvendo profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, entre outros especialistas para terapias que vão da reeducação cognitiva à reabilitação motora, por exemplo. Esclerose múltipla, acidente vascular cerebral, síndrome parkinsoniana, paralisia cerebral, epilepsia, traumatismo craniano e doença neuromuscular são algumas das enfermidades tratadas por esta área.    

^
NEUROLOGIA INFANTIL

É a especialidade da pediatria que acompanha o desenvolvimento neurológico da criança desde o pré-natal até a idade de jovem adulto, tanto sob o ponto de vista do sistema motor como das capacidades cognitivas e de linguagem.

 

O neurologista infantil trata doenças bem raras e outras comuns, entre as quais dor de cabeça, déficit de atenção, distúrbios do sono, encefalite, meningite, autismo, epilepsia, distrofia muscular e paralisia cerebral. Na consulta, o especialista faz uma avaliação das funções do sistema nervoso e muscular, testes específicos e, se necessário, solicita exames especiais.

^
NUTRIÇÃO

É a ciência que estuda os alimentos, seus nutrientes e a sua relação com a saúde sob os pontos de vista preventivo, terapêutico e de qualidade de vida. Certas enfermidades estão diretamente ligadas à alimentação, como obesidade, diabetes e colesterol elevado.

 

O especialista em nutrição avalia e acompanha o paciente visando à adoção de uma dieta individual que forneça os nutrientes essenciais ao seu organismo. A análise dos hábitos de vida, sintomas e características pessoais permite verificar carências ou excessos nutricionais e atuar na sua correção.

^
NUTROLOGIA

É a área da medicina dedicada à alimentação e sua relação com os processos químicos, biológicos, metabólicos, composição coporal e o estado de saúde em geral. Essa ciência atua em nível físico e celular.

 

Este especialista previne, diagnostica e trata dos distúrbios de nutrientes nas doenças como obesidade, diabetes mellitus e hipertensão arterial. Também orienta pacientes com câncer e efeitos da quimioterapia, além de desempenhar importante papel no tratamento clínico e cirúrgico da obesidade.

^
OBSTETRÍCIA

Área da medicina que cuida da mulher e do bebê durante a gravidez, o parto e o pós-parto. Também acompanha questões psicológicas e sociais associadas à maternidade. Faz parte ainda dessa especialidade, determinar se o parto deve ser normal ou induzido.

Além de observar possíveis problemas no feto ­-- como posição anormal no útero, mudança de batimento cardíaco, presença de sífilis, HIV ou toxoplasmose --, o obstetra se preocupa com a saúde da mãe, que pode apresentar sintomas de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, placenta prévia, entre outras complicações que exigem tratamentos e cuidados especiais.

^
OFTALMOLOGIA

É o ramo da medicina dedicado ao estudo, funcionamento, prevenção, tratamento e cirurgia de doenças oculares ou dificuldades da visão. Também são foco dessa especialidade os anexos dos olhos, como aparelho lacrimal, pálpebras, conjuntivas, supercílios e cílios.

 

Além de prescrever lentes corretivas para óculos ou de contato, o oftalmologista trata de processos alérgicos, infecciosos, inflamatórios e degenerativos do sistema óptico ocular e realiza cirurgias corretivas ou estéticas. É importante lembrar que hoje a maioria das doenças que levam à perda total da visão, podem ser prevenidas e controladas com a ajuda desse especialista. 

^
ORTOPEDIA

É a especialidade voltada ao estudo, prevenção, tratamento de problemas relacionados ao sistema músculo-esquelético, incluindo ligamentos, articulações, tendões e nervos. A traumatologia e a medicina esportiva são áreas associadas à ortopedia.

 

O ortopedista trata desde enfermidades congênitas relacionadas à motricidade e aparelho  locomotor a lesões  e  fraturas,  prescrevendo exercícios, técnicas de reabilitação, medicamentos e aparelhos ortopédicos. Esse especialista também realiza cirurgias específicas, entre as quais a colocação de próteses que visam recuperar a autoestima e a qualidade de vida do paciente.

^
OTORRINO

É uma especialidade médico-cirúrgica que cuida de doenças relacionadas a determinados órgãos da cabeça e do pescoço, como ouvido, nariz, faringe, laringe e glândulas salivares. Inclui ainda dificuldades da audição, da voz, do paladar, do olfato e da respiração.

 

O médico dessa especialidade, também chamado de otorrino, tem atuação bastante ampla. Realiza tratamentos e cirurgias de amígdalas, adenoides, sinusite, previne alterações craniomaxilofaciais, trata alergias, labirintite, surdez, distúrbios respiratórios do sono (ronco, apnéia) e da deglutição, e outras ocorrências que afetam a saúde e a qualidade de vida.

^
PEDIATRIA

Diferente de outras especialidades médicas, que cuidam de sistemas do corpo humano, a pediatria se dedica a um período da vida, acompanhando a saúde e o desenvolvimento biológico, fisiológico e social das crianças desde o nascimento até a adolescência.



O médico pediatra orienta os pais quanto à imunização e prevenção de doenças, controla enfermidades congênitas e crônicas, trata infecções, acompanha distúrbios do crescimento, mudanças emocionais e comportamentais. Também introduz modos de vida saudável, como boa alimentação e atividade física.

^
PSICOLOGIA

É a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais e emocionais de um indivíduo ou de um grupo, relacionados a fatores biológicos, sociais, contextuais e culturais. A psicologia clínica e a neuropsicologia são algumas das especializações nessa área.

 

O psicólogo utiliza métodos científicos como entrevista, observação, experiências, testes e estudos de caso para estabelecer a psicoterapia mais adequada a cada pessoa. Ansiedade, depressão, estresse, baixa autoestima, transtornos sociais e traumas, estão entre as dificuldades tratadas por esse profissional.

^
PNEUMOLOGIA

É a área médica que visa prevenir, diagnosticar e cuidar das doenças do aparelho respiratório, causados por diferentes agentes, afetando desde as fossas nasais até os pulmões.  Essas enfermidades podem ser agudas ou crônicas e atingir de recém-nascidos a idosos.

 

Asma, apneia do sono, bronquite, enfisema, pneumonia, tuberculose, câncer do pulmão, fibrose pulmonar e embolia estão entre as patologias tratadas pelo pneumologista.  Alterações pulmonares derivadas do tabaco, da contaminação ambiental e de alguns tipos de trabalho também são atendidas por este especialista.  

^
PSIQUIATRIA

É uma das mais antigas especialidades da medicina. Dedica-se ao diagnóstico e terapêutica de transtornos mentais, incluindo psicoterapia, medicamentos e internação, dependendo da necessidade de cada caso.

 

Além da formação médica, o psiquiatra possui treinamento especial para discernir e compreender a influência dos fatores emocionais, biológicos e sociais no desenvolvimento dos distúrbios psíquicos. Trata e reabilita pessoas com alterações de pensamento, percepção e compreensão, mudanças de comportamento, além de sintomas e doenças psicossomáticas.

^
REUMATOLOGIA

Ramo da medicina que se dedica a enfermidades que afetam o sistema locomotor sejam de origem degenerativa, metabólica, mecânica, infecciosa ou imunológica. A imunologia clínica é uma área de grande apoio para a reumatologia.

 

O reumatologista trata doenças que causam dor e/ou incapacidade funcional nas articulações, ossos, músculos e tendões, como reumatismo, artrose, gota, osteoporose e fibromialgia. Também estão dentro de sua especialidade as febres reumáticas, a lombalgia e doenças autoimunes como o lúpus e a artrite psoriásica.

^
UROLOGIA

Especialidade médico-cirúrgica que previne, diagnostica e trata doenças do sistema urinário feminino e masculino, como rins, bexiga, uretra, e do sistema reprodutor masculino, como testículo e pênis.

 

O urologista atende crianças, adolescentes , adultos e idosos  que apresentem infecção ou incontinência urinária, tumores benignos e malignos ou pedras nos rins, entre outras doenças.  O estudo e tratamento de distúrbios reprodutivos masculinos, como disfunção erétil e infertilidade são outras importantes áreas da urologia.

 

^

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: