Atualidades

Bactérias resistem aos antibióticos

24 de Junho de 2014 - 12h36

FREEIMAGES

A resistência a antibióticos está acontecendo em todas as regiões do mundo e já representa uma “ameaça global” à saúde pública.

O uso inadequado de antibióticos tornou essa classe de medicamento praticamente ineficaz, avisa a Organização Mundial da Saúde. Infecções comuns e pequenas lesões que foram tratadas e curadas durante décadas podem voltar a matar como antigamente, segundo o Dr. Keiji Fukuda, subdiretor-geral da OMS para a segurança da saúde.

Segundo relatório da instituição, que reuniu dados de 114 países, a resistência a antibióticos está acontecendo em todas as regiões do mundo e já representa uma “ameaça global” à saúde pública. São citadas sete bactérias que causam doenças comuns, mas ainda graves, como pneumonia, diarreia, gonorreia, infecções urinárias e sanguíneas (septcemia). O mau uso, assim como a prescrição desnecessária de antimicrobianos, acaba por acelerar mutações naturais nos microorganismos até torná-los imunes ao seu efeito curativo.  No Brasil, uma resolução de 2011 proibiu a venda de antibiótico sem a receita médica, que é válida por um mês, visando impedir a automedicação. 


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: