Cirurgia da obesidade

22 de Outubro de 2014 - 11h44

MUDANÇA DE VIDA
A equipe multidisciplinar da Clínica Capozzielli acompanha o paciente com carinho desde o amadurecimento de sua decisão e pré-operatório até o pós-operatório.

Estima-se que 3% da população brasileira sofre de obesidade mórbida, condição em que o acúmulo excessivo de gordura corporal traz risco de uma ou mais doenças graves.

O desenvolvimento da cirurgia da obesidade, ou bariátrica, chamada popularmente de redução do estômago, vem se transformando na opção terapêutica com melhores e mais rápidos resultados para controlar o problema.

Causas e graus

A causa da obesidade é multifatorial, ou seja, envolve fatores genéticos, metabólicos, sociais, comportamentais e até mesmo culturais.

O seu estágio em um adulto é indicado pelo cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), segundo o padrão utilizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Calcula-se o IMC dividindo-se o peso do indivíduo por sua altura ao quadrado.

• Grau I — IMC entre 30 e 34,9
  • Grau II — IMC entre 35 e 39,9
  • Grau III ou obesidade mórbida — IMC acima de 40

Pessoas obesas estão mais sujeitas à hipertensão, elevação de colesterol e triglicérides, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, artrose, apneia, gordura no fígado, risco de câncer, além de problemas sociais, psicológicos e emocionais.

Indicações da cirurgia

A cirurgia da obesidade é indicada exclusivamente para fins médicos a pacientes com IMC entre 35 e 40 com comorbidades e ou IMC maior que 40. Em ambos os casos, é condição o paciente ter 16 anos ou mais e não haver obtido sucesso com tratamentos clínicos há pelo menos dois anos contínuos.

Segundo estimativas da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), oito milhões de brasileiros podem ter indicação para esse tipo de cirurgia. Em 2013 foram realizados no país 80 mil procedimentos cirúrgicos desse tipo.

Tipos de cirurgia da obesidade

As intervenções cirúrgicas para obesidade mórbida são basicamente divididas em três:

• Restritivas: diminuem o tamanho do estômago e sua capacidade de ingerir alimentos.
  • Disabsortivas: reduzem o tamanho da parte do intestino que entra em contato com os alimentos, diminuindo sua capacidade de absorção.
  • Mistas: unem as vantagens das técnicas anteriores.

No Brasil, quatro técnicas de cirurgias bariátricas são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina: bypass gástrico, sleeve (gastrectomia vertical), banda gástrica ajustável e derivações bíleo-pancreáticas.

As intervenções podem ser realizadas por videolaparoscopia, método menos invasivo e mais confortável para o paciente. Na Clínica Capozzielli são adotadas as técnicas do Bypass e Sleeve:

• Bypass  ou Fobi-Capella – Procedimento misto, com redução do estômago.  A parte maior do órgão fica isolada e a menor será ligada ao intestino, acelerando a saciedade.
  • Sleeve — Procedimento restritivo em que grande parte do estômago é removida e a restante grampeada em forma de tubo, diminuindo bastante a sensação de fome e a necessidade de ingerir muito alimento.

Momento de decisão

A indicação da cirurgia, assim como o tipo e técnica a serem adotados, envolve um trabalho de planejamento individualizado e multidisciplinar – com cirurgiões, psicólogos, endocrinologistas, nutricionistas, entre outros profissionais.

Na Clínica Capozzielli, a equipe multidisciplinar acompanha o paciente com carinho desde o amadurecimento de sua decisão e pré-operatório até o pós-operatório.

O acompanhamento no pós-operatório e na nova fase de vida do paciente é fundamental para o sucesso da cirurgia e também tem caráter multidisciplinar. Por exemplo, o paciente deverá seguir uma dieta personalizada, mudar hábitos de vida ligados ao sedentarismo, além de receber observação clínica e psicológico/emocional regularmente.

Os interessados em conhecer nosso estilo diferenciado de tratamento, caracterizado pela humanização e alta qualidade de serviços médicos, podem entrar em contato pelo telefone (11) 2894-1175.