Exame de sangue para o Mal de Alzheimer

17 de Junho de 2014 - 01h24

FREE IMAGES - Pierre Amerlynck

A enfermidade acomete principalmente os idosos

Uma simples análise de sangue poderá detectar, com três anos de antecedência e 90% de precisão, o Mal de Alzheimer, enfermidade incurável que afeta as células cerebrais, principalmente em idosos. As consequências são a perda de memória, distúrbios de linguagem, de orientação e atenção, exigindo constante acompanhamento do paciente.

A doença ataca o cérebro aos poucos, mais de uma década antes que surjam os sintomas e possam ser prescritos os medicamentos. Diminuir o ritmo da doença representará um enorme impacto tanto na qualidade de vida do paciente quanto no custo econômico do atedimento.

A pesquisa, publicada na revista Nature Medicine, foi coordenada por Howard Federoff, do Centro Médico da Universidade de Georgetown (EUA), que disse ser necessário testar esse procedimento em maior número de pessoas antes de ser utilizado na prática clínica. O estudo envolveu 525 pessoas saudáveis com mais 70 anos durante cinco anos e demonstrou que as que desenvolveram Alzheimer ou leve comprometimento cognitivo tinham algo em comum: níveis mais baixos de dez fosfolípidos (componentes da membrana celular).

Com esta pesquisa, pela primeira vez ficam demonstradas as diferenças nos biomarcadores de sangue entre pessoas que terão Alzheimer nos próximos anos e aquelas que não terão –– o que  representa um importante avanço para o desenvolvimento e a aplicação de novas terapias, segundo Federoff.