Atualidades

A molécula da obesidade

21 de Junho de 2014 - 12h41

FREE IMAGES

A obesidade se tornou epidêmica porque deixamos de lado os alimentos saudáveis

Estudiosos britânicos anunciaram a descoberta de uma substância que informa o organismo quando já comemos o suficiente, fator fundamental no combate à obesidade.  A molécula (acetato) é liberada pelas bactérias do cólon durante a disgestão das fibras presentes em frutas, legumes e verduras. Elas enviam um sinal para o cérebro avisando que está na hora de parar de comer.

A pesquisa sugere que a obesidade se tornou epidêmica porque deixamos de lado os alimentos saudáveis, comuns na alimentação do passado, substituindo-os por comida processada, que contém pouca quantidade da molécula acetato.  Embora confirme os benefícios naturais dos alimentos ricos em fibras, os cientistas esperam que a descoberta também ajude nos tratamentos para diminuir o apetite.

Gary Frost, professor de medicina do Imperial College de Londres diz que o grande desafio agora é levar ao organismo acetato em quantidade necessária e segura para controlar a fome. “A substância fica ativa apenas por um curto período de tempo”, ele explica. É preciso encontrar a forma de liberá-la lentamente, mantendo-a por mais tempo no corpo. Outra opção é concentrar a fibra e manipulá-la para produzir mais acetato e o mesmo efeito com menos fibra, tornando a dieta mais confortável. 


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: