Curiosidades

Página

Emoções e doenças cardíacas

Trabalho da American Heart Association, com apoio dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos, indicou que sentir raiva recorrente pode alterar a função cardiovascular e o risco de doenças cardiovasculares.

Isso ocorre porque emoções negativas fazem com que os vasos sanguíneos tenham a sua capacidade de abertura alterada, o que pode causar o desenvolvimento de aterosclerose, por exemplo.

Cirugia bariátrica e benefícios cognitivos

Estudo realizado por equipe da Universidade de Medicina de Nijmegen (Holanda) indicou que pessoas que apresentavam obesidade severa e foram submetidas à cirurgia bariátrica tiveram melhora da saúde a longo prazo, sendo 20% de melhora com relação à cognição.

O trabalho envolveu 133 participantes adultos, e o estudo pode ser consultado no site da Jama Network.

Saúde degrau a degrau

Trocar o elevador por escadas ajuda a prolongar a vida, mesmo para os que usam os degraus por poucos minutos.

É o que revela estudo apresentado na Sociedade Europeia de Cardiologia, explicando que mesmo as pequenas ações de atividade física desempenham importante papel na redução de 39% de doenças cardiovasculares e 24% de morte prematura.

O estudo envolveu participantes saudáveis e os com histórico prévio de ataque cardíaco ou doença arterial periférica.

Mais informações podem ser encontradas

Eventos da vida e estresse

De acordo com estudo científico da Sociedade Europeia de Cardiologia, acontecimentos causados por estresse, principalmente na infância e na meia-idade, podem aumentar o risco de distúrbios neurológicos na vida adulta, incluindo o Alzheimer.

O trabalho envolveu 1.290 participantes, incluindo voluntários, e foi apresentado no recente congresso da entidade. Cerca de 50 milhões de pessoas no mundo são afetadas pela demência e esse número poderá triplicar até 2050.

Página