Carregando...

Dr. Giovanni Capozzielli - Diretor Técnico Médico - CRM-SP 124333

Curiosidades sobre Saúde e Bem-Estar

Informações surpreendentes e curiosas para quem gosta de cuidar do corpo e da mente.

Redes Sociais

Redes Sociais

Estudo recente realizado com um novo modelo de microssimulação, demonstrou que o uso excessivo de redes sociais está associado, entre outros fatores, a 590 mil casos adicionais de depressão em jovens nascidos entre 1990 e 2012.

Com base nesse resultado, os pesquisadores estão testando novas e diversas estratégias concretas para prevenir o problema. Trata-se de um grande desafio se destacarmos a imensa participação de jovens nesta faixa etária envolvidos com este tipo de mídia. O trabalho foi publicado na PLOS Medicine e pode ser consultado em https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1004737

#ClínicaCapozzielli #Saúde #BemEstar #RedesSociais #Depressão


Chocolate Amargo Retarda o Envelhecimento?

Uma equipe de pesquisadores do King's College, de Londres (UK), descobriu que um composto natural do cacau, a teobromina, presente em maior quantidade no chocolate amargo ou preto, talvez possa ajudar a nos mantermos mais jovens por mais tempo. Isso porque a teobromina possui propriedades antioxidantes. Mas estudo alerta, porém, que isso não significa que devemos aumentar o consumo deste tipo de chocolate. Segundo artigo do Aging, a pesquisa é preliminar e baseada em dados de 1.600 pessoas com níveis mais altos de teobromina no sangue, indicando que elas possuíam idade biológica inferior à dos documentos oficiais. São necessários, porém, estudos mais aprofundados sobre o tema.

#ClínicaCapozzielli #HábitosDeSaúde #Chocolate #VidaAtiva #VidaSaudável #Teobromina

Chocolate Amargo Retarda o Envelhecimento?

A importância de dormir bem

A importância de dormir bem

Pesquisa da Sleep Foundations sobre hábitos de saúde, baseada em estudos médicos de 70 mil pessoas em todo mundo, destacou que a maioria das pessoas não atinge as metas diárias de dormir sete a nove horas por noite e caminhar ao menos oito mil passos por dia. Ou seja, embora durmam o suficiente ou levem vidas ativas, poucas conseguem manter diariamente estes dois hábitos fundamentais para uma vida mais saudável.

#ClínicaCapozzielli #HábitosDeSaúde #Sono #VidaAtiva #VidaSaudável


Saúde mental de crianças e jovens

Globalmente, uma em cada sete crianças e jovens entre 10 e 19 anos sofre de algum tipo de transtorno mental, o que representa 15% nessa faixa etária. Depressão, ansiedade e transtornos comportamentais estão entre as principais causas de distúrbio e incapacidades entre adolescentes.

É importante destacar que quando os transtornos mentais não são tratados durante a adolescência, as consequências podem ser sentidas na vida adulta, prejudicando a saúde física e mental e limitando a possibilidade de levar uma vida plena. O alerta vem da Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Saúde mental de crianças e jovens

Álcool e risco de demência

Álcool e risco de demência

Um novo estudo sobre o tema concluiu que o consumo de bebida alcóolica está associado a um aumento do risco de demência na terceira idade. A pesquisa é da Universidade de Oxford e foi publicada recentemente no BMJ Evidence Based Medicine. O trabalho analisou os genes sensíveis ao álcool e como eles podem influenciar o seu impacto no cérebro. E comparou bebedores de maior consumo semanal com bebedores leves ou abstêmios.

A conclusão indicou que os maiores consumidores têm três vezes mais probabilidade de risco de atrofia do hipocampo do que os leves e abstêmios, reforçando que, quando se trata de saúde cerebral, é preciso adotar estratégias de alerta sobre os efeitos deste tipo de bebida.
O estudo está disponível no site do The BMJ.


Os passos da saúde das idosas

Estudo médico recente da Universidade de Harvard (EUA), envolvendo arquivos de 13.500 mulheres com idade média de 71 anos, revela que as pacientes que caminhavam ao menos quatro mil passos a cada dois dias por semana, tiveram um risco de morte 26% inferior em comparação às que nunca atingiram esta média. Foi registrado também um risco 27% inferior de doença cardíaca. E os benefícios foram ainda maiores para as que atingiram este limite a cada três dias por semana -- nestes casos, o risco de mortalidade foi 40% inferior e o risco de doença cardíaca 27% inferior.

Conclusão: caminhar mantendo um bom ritmo ajuda a melhorar a frequência cardíaca, a circulação e a baixar a pressão alta, segundo publicação no British Journal of Sports Medicine.

Os passos da saúde das idosas

Suco de laranja é bom para o coração?

Suco de laranja é bom para o coração?

Um copo diário de suco de laranja pode fazer mais do que refrescar e satisfazer o seu paladar. Segundo estudiosos, ele pode ajudar a regular milhares de genes ligados à pressão arterial e metabolismo. Porém seus benefícios podem variar de acordo com o peso corporal.

De acordo com um artigo recente publicado no Molecular Nutrition & Food Research, um copo diário de suco de laranja natural, pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar o metabolismo das gorduras. Mas, é preciso atenção: o suco contém açúcares naturais que podem afetar os níveis de glicose no sangue.


Depressão do pai x desenvolvimento infantil

Sim, embora geralmente mais associada à mãe e pouco estudada, o pai também pode ser afetado pela depressão após o nascimento de um filho. De acordo com pesquisas recentes, um em cada cinco papais afirmou passar por um tipo de “depressão pós-parto”. Mas, ao contrário do que ocorre com as mães, apenas 1% deles buscam uma psicoterapia para tratar esta condição. Embora diferente da depressão materna em alguns aspectos, o nascimento de um filho também pode ter impacto significativo na saúde mental do pai, assim como na dinâmica familiar e no desenvolvimento da criança. A informação foi publicada no JAMA Pediatrics.

Depressão do pai x desenvolvimento infantil