Atualidades

A próstata

17 de Novembro de 2015 - 10h39

SHUTTERSTOCK
A grande maioria dos cânceres de próstata desenvolve-se de forma lenta e silenciosa, não apresenta sintomas e pode demorar até 15 anos para atingir 1cm³.

Localizada na parte baixa do abdômen, essa glândula masculina em forma de noz se situa logo abaixo da bexiga, à frente do reto, e envolve a porção inicial da uretra, canal que elimina a urina armazenada na bexiga. A próstata produz o sêmen que contém os espermatozóides liberados durante o ato sexual. Esse líquido é responsável por manter a vitalidade dos espermatozóides no processo de fecundação.
 

O que é o câncer de próstata

Esta neoplasia ocorre quando células da próstata começam a se multiplicar de forma desordenada, resultando em tumor. A grande maioria dos cânceres de próstata desenvolve-se de forma lenta e silenciosa, não apresenta sintomas e pode demorar até 15 anos para atingir 1cm³, uma vez que o tempo de duplicação celular é de cerca de dois a quatro anos. Mas alguns turmores podem crescer de forma rápida e invadir partes distantes do corpo, como nódulos linfáticos e ossos, e levar à morte.
 

Prevenção

Não é possível evitar a doença. Mas pode-se diagnosticá-la no início.A realização de exames preventivos a partir dos 40 anos é essencial para o diagnóstico precoce, aumentando em 90% as chances de sucesso no tratamento. Cerca de três quartos dos casos no mundo só aparecem a partir dos 65 anos de idade.


 

Principais fatores de risco

  • Idade – 62% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com 65 anos ou mais.
  • Histórico familiar – A presença de casos de câncer de próstata na família é considerado importante fator de risco. Homens que possuem este histórico devem passar por exames médicos regulares a partir dos 40 anos de idade.
  • Etnia – Estudos indicam maior incidência desse tipo de câncer em homens da raça negra se comparados aos brancos. Nestes casos, os exames médicos devem ser realizados partir dos 45 anos de idade.
  • Obesidade – Também é apontada como importante fator de risco para essa neoplasia, principalmente as de desenvolvimento mais agressivo.
  • Dieta – A alimentação à base de gordura animal, carne vermelha, embutidos e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos tem sido associada ao aumento do risco de desenvolver a doença.
  • Sedentarismo – A falta ou pouca prática de atividade física, predispõe a inúmeras doenças, entre as quais o câncer de próstata.

Não havendo estes fatores de risco, a avaliação pode ser feita a partir dos 50 anos ou a critério médico.
 

Sintomas

Alguns sintomas podem ser confundidos com outras doenças e sempre devem ser motivo de consulta médica:

  • Dificuldade para urinar
  • Necessidade de urinar várias vezes durante o dia ou à noite
  • Crescimento da próstata
  • Na fase avançada, dor óssea, infecção generalizada ou insuficiência renal
     

Exames

Devem ser solicitados por especialista da área, o urologista,  sempre que houver fator de risco alto ou muito alto.
 

Tratamentos

O tratamento mais adequado será definido pelo especialista de acordo com cada paciente, sempre considerando riscos e benefícios. Podem ser recomendadas cirurgia, radioterapia, observação vigilante e associação com terapia hormonal. 


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: