Apneia e risco de câncer pulmonar
Vários estudos já comprovaram a ligação deste distúrbio com doenças cardiovasculares e respiratórias. Agora, uma pesquisa recente relacionou a apneia com o aumento de risco de mortalidade por câncer de pulmão.
Segundo cientistas das universidades de Barcelona (Espanha) e de Chicago (EUA), a falta de oxigênio durante o sono favorece a propagação das células cancerosas.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram o crescimento celular do câncer pulmonar em camundongos, que foram divididos em dois grupos. No primeiro grupo foi mantido o padrão regular de respiração. No segundo, os animais foram expostos a um baixo teor de oxigenação (hipóxia) e apresentaram aumento no número de exossomos, indicando uma relação entre a apneia e a agressividade do câncer pulmonar.
Os exossomos são esferas microscópicas que desempenham papel central na comunicação entre as células. Estudo anterior já havia revelado seu envolvimento na transferência de células cancerosas e que o aumento do seu número ou do seu conteúdo pode facilitar a metástase. O estudo completo está publicado no jornal Chest, e pode ser acessado na página http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0012369216577836