Atrasar o envelhecimento será possível?

07 de Julho de 2016 - 05h52

Uso do hormônio testosterona, segundo pesquisa, pode reverter o envelhecimento celular

Pela primeira vez um grupo de cientistas comprovou em humanos que o uso do hormônio testosterona, responsável pelas características masculinas, pode reverter o envelhecimento celular. A descoberta envolve os telômeros, estruturas das extremidades dos cromossomos (onde está o DNA) e responsáveis por protegê-los de danos. Já se sabia que, com o avanço da idade, os telômeros ficam cada vez mais curtos e as células mais desprotegidas, aumentando o risco de doenças crônicas e diminuindo o tempo de vida. Nesse estudo, os cientistas administraram o hormônio masculino, que age sobre enzima reparadora telomerase a um grupo de pacientes com doenças genéticas causadas pelo rápido encurtamento dos telômeros. Os resultados surpreenderam, pois além de retardar a perda dos telômeros em quase todos os pacientes do grupo, o hormônio conseguiu alongá-los, abrindo novas perspectivas para reverter o envelhecimento e tratar e prevenir doenças como câncer, infarto e Alzheimer. A pesquisa, conduzida por um dos centros de estudos do Health National Institute dos Estados Unidos, contou com a participação dos médicos brasileiros Phillip Scheinberg, um dos líderes do projeto, e Rodrigo Calado.

Mais informações podem ser obtidas no serviço de imprensa do NIH www.nhlbi.nih.gov/news/press-releases/2016/study-shows-telomere-length-humans-can-be-altered-medical-drugs