Câncer Colorretal

07 de Março de 2017 - 11h48

PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO
Visite seu médico de confiança

O câncer colorretal (intestino grosso) é um dos tipos mais incidentes no mundo e, no Brasil, é o terceiro mais incidente nos homens e o segundo mais incidente em mulheres, sendo estimados cerca de 34.280 novos casos deste tumor em 2016.

Origina-se, na maioria das vezes, de pólipos e costumam não causar sintomas em sua fase inicial. Somente à medida em que o tumor progride é que os sintomas tornam-se mais evidentes e frequentes.

Os sintomas mais comuns são:

-    Alteração de hábito intestinal
-    Sangramento nas fezes
-    Dor ao evacuar
-    Dor abdominal

O diagnóstico precoce é importante para o tratamento com intuito curativo, que pode ser alcançado em muitos casos. Nesse sentido, o rastreamento é fundamental tanto para o diagnóstico quanto para detecção de lesões antes mesmo da transformação em um carcinoma invasor. A colonoscopia é o principal exame para o rastreamento do câncer colorretal.

As recomendações atuais para o rastreamento do câncer colorretal incluem todas as pessoas acima dos 50 anos de idade, independentemente de apresentarem sintomas. No entanto, pacientes mais jovens, com histórico familiar de câncer, também devem ser avaliados.

Dr. André Luiz Torres Oliveira - CRM: 152.231
Cancerologia Cirúrgica

Fontes: NCCN (National Comprehensive Cancer Network), INCA (Instituto Nacional do Cancer), AC Camargo Cancer Center