CÂNCER DE MAMA

SHUTTERSTOCK
Lembre-se: a detecção precoce é a forma mais simples de prevenir o avanço do câncer de mama. Consulte o seu médico!
O câncer de mama é o mais frequente no nosso país depois do câncer de pele. E é a principal causa de morte por câncer em mulheres.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer(INCA), a estimativa de novos casos de câncer de mama no Brasil em 2015 é de 57.120! Geralmente, a doença é diagnosticada em estágios avançados com taxa de mortalidade elevada, o que revela a importância dos exames clínicos preventivos.
O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos. Por outro lado, a sua incidência cresce rápida e progressivamente acima desta faixa etária, tanto em países desenvolvidos quanto nos chamados países en desenvolvimento, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS.
No mundo, a sobrevida média ao câncer de mama após cinco anos é de 61%. Em 2013, 14.207 mulheres e 181 homens perderam a vida em nosso país devido à doença!
Lembre-se: a detecção precoce é a forma mais simples de prevenir o avanço do câncer de mama. Consulte o seu médico!
A MAMA FEMININA
Na mulher, a mama é composta de glândulas, de tecido adiposo (gordura), tecido conjuntivo e vasos sanguíneos e linfáticos. As glândulas possuem lóbulos, que produzem o leite, e dutos (ou ductos) que conduzem oleite para o mamilo. Já os vasos sanguíneos e linfáticos percorrem toda a mama para nutrir as células e drenar seus resíduos. Na mama, a maioria dos vasos linfáticos transportam a linfa para os gânglios linfáticos das axilas, do pescoço e do tórax.
O tecido da mama recebe hormônios femininos (estrogênio e progestoerona) em quantidades variáveisao longo da suavida, como napuberdade, gravidez e lactação. Os hormônios são citados como um dos fatores de risco para o câncer de mama.
CAUSAS DO CÂNCER DE MAMA
Todo câncer ocorre devido à proliferação de células que passam a se dividir e a se reproduzir de forma rápida e desordenada, formando um tumor.
No câncer de mama, na maioria das vezes, a proliferação das células leva vários meses ou mesmo anos. E podem permanecer ali ou se espalhar por todo o corpo através dos vasos sanguíneos ou linfáticos. Daí a importância dos exames clínicos e da mamografia para a sua detecção precoce.
Não há uma única causa para o câncer mama. Mas, sim, fatores de risco, o que significa que mulheres apresentando um ou alguns destes fatores correm maior risco de desenvolver a doença, mas não necessariamente terão a doença. Por outro lado,algumas mulheres sem nenhum fator de risco eventualmente podem desenvolver o câncer de mama.