Homens evitam consultas

SHUTTERSTOCK
O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Em geral, os homens resistem mais em procurar o médico com regularidade, de forma preventiva, como fazem as mulheres, e acabam adiando o diagnóstico de doenças que descobertas no início podem ser tratadas e curadas.
No caso do câncer de próstata, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia - SBU, quando os sintomas aparecem, mais de 95% dos casos já estão em fase avançada.
O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer - INCA projetavam cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata no ano de 2014.
Esse número é lamentável, principalmente se levarmos em conta que existem exames simples capazes de detectar a probabilidade e os primeiros sinais da doença.
Com o aumento da expectativa de vida mundial, estudos indicam que o número de novos casos de câncer de próstata aumente em 65% até o final deste ano de 2015.