Atualidades

Mulheres: atenção ao coração

27 de Novembro de 2014 - 10h28

SHUTTERSTOCK
Quanto mais tarde o diagnóstico, menos opções de tratamento

As mulheres demoram mais do que os homens para procurar ajuda médica quando apresentam os primeiros sintomas de doença cardíaca, como a angina. Enquanto eles logo vão em busca de um cardiologista, elas se comportam de forma otimista, achando que os sintomas irão passar e melhorar por si mesmos.

O principal perigo desse comportamento é “que quando alguém chega ao hospital com um estágio mais grave ou avançado da doença, há menos opções de tratamento disponíveis”, alerta a autora de recente pesquisa sobre o assunto, Catherine Kreatsoulas, da Harvard School of Public Health, em Boston. O estudo completo, realizado com mulheres que seriam submetidas a um angiograma, é um dos temas do Congresso Cardiovascular Canadense de 2014, em Vancouver.

A dor no peito é um dos principais sintomas da angina que também pode apresentar desconforto ou sensação de pressão. Ocorre quando o coração não recebe a quantidade necessária de sangue e oxigênio devido a uma obstrução das artérias. Se não for tratada preventivamente pode causar até infarto do miocárdio.


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: