Atualidades

Obesidade e câncer

11 de Dezembro de 2014 - 11h04

Science Photo Library/Getty Creative

O impacto do excesso de peso é muito maior em nações mais desenvolvidas

Cerca de meio milhão de novos casos de câncer entre adultos em 2012 podem ter sido causados pelo excesso de peso e obesidade, de acordo com estudo da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC, em inglês), órgão da Organização Mundial de Saúde.

As conclusões foram divulgadas em novembro passado pela revista especializada The Lancet Oncology.  Segundo levantamento, o impacto do excesso de peso é muito maior em nações mais desenvolvidas, representando dois terços (64%) dos casos. A análise em 184 países revelou, ainda, que as mulheres foram mais afetadas do que os homens. Melina Arnold, uma das responsáveis pelo estudo, estima que uma quarta parte dos casos pode ser atribuída ao aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) que vem sendo observado na população desde 1982, o que significa que poderiam ter sido evitados.

Segundo o estudo, quase três quartos desses cânceres nas mulheres são de mama pós-menopausa, de endométrio e de cólon. Entre os homens, dois terços são de colón e de rim. A pesquisa conclui que a redução do sobrepeso e da obesidade é fator fundamental para a longevidade saudável da população. 


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: