Suco de laranja é bom para o coração?
Um copo diário de suco de laranja pode fazer mais do que refrescar e satisfazer o seu paladar. Segundo estudiosos, ele pode ajudar a regular milhares de genes ligados à pressão arterial e metabolismo. Porém seus benefícios podem variar de acordo com o peso corporal.
De acordo com um artigo recente publicado no Molecular Nutrition & Food Research, um copo diário de suco de laranja natural, pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar o metabolismo das gorduras. Mas, é preciso atenção: o suco contém açúcares naturais que podem afetar os níveis de glicose no sangue.
Os passos da saúde das idosas
Estudo médico recente da Universidade de Harvard (EUA), envolvendo arquivos de 13.500 mulheres com idade média de 71 anos, revela que as pacientes que caminhavam ao menos quatro mil passos a cada dois dias por semana, tiveram um risco de morte 26% inferior em comparação às que nunca atingiram esta média. Foi registrado também um risco 27% inferior de doença cardíaca. E os benefícios foram ainda maiores para as que atingiram este limite a cada três dias por semana -- nestes casos, o risco de mortalidade foi 40% inferior e o risco de doença cardíaca 27% inferior.
Conclusão: caminhar mantendo um bom ritmo ajuda a melhorar a frequência cardíaca, a circulação e a baixar a pressão alta, segundo publicação no British Journal of Sports Medicine.
Álcool e risco de demência
Um novo estudo sobre o tema concluiu que o consumo de bebida alcóolica está associado a um aumento do risco de demência na terceira idade. A pesquisa é da Universidade de Oxford e foi publicada recentemente no BMJ Evidence Based Medicine. O trabalho analisou os genes sensíveis ao álcool e como eles podem influenciar o seu impacto no cérebro. E comparou bebedores de maior consumo semanal com bebedores leves ou abstêmios.
A conclusão indicou que os maiores consumidores têm três vezes mais probabilidade de risco de atrofia do hipocampo do que os leves e abstêmios, reforçando que, quando se trata de saúde cerebral, é preciso adotar estratégias de alerta sobre os efeitos deste tipo de bebida.
O estudo está disponível no site do The BMJ.
Saúde mental de crianças e jovens
Globalmente, uma em cada sete crianças e jovens entre 10 e 19 anos sofre de algum tipo de transtorno mental, o que representa 15% nessa faixa etária. Depressão, ansiedade e transtornos comportamentais estão entre as principais causas de distúrbio e incapacidades entre adolescentes.
É importante destacar que quando os transtornos mentais não são tratados durante a adolescência, as consequências podem ser sentidas na vida adulta, prejudicando a saúde física e mental e limitando a possibilidade de levar uma vida plena. O alerta vem da Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância.
Depressão do pai x desenvolvimento infantil
Sim, embora geralmente mais associada à mãe e pouco estudada, o pai também pode ser afetado pela depressão após o nascimento de um filho. De acordo com pesquisas recentes, um em cada cinco papais afirmou passar por um tipo de “depressão pós-parto”. Mas, ao contrário do que ocorre com as mães, apenas 1% deles buscam uma psicoterapia para tratar esta condição. Embora diferente da depressão materna em alguns aspectos, o nascimento de um filho também pode ter impacto significativo na saúde mental do pai, assim como na dinâmica familiar e no desenvolvimento da criança. A informação foi publicada no JAMA Pediatrics.
Beber água pela manhã faz bem!
Geralmente, esquecemos de tomar água, de manhã, logo ao acordar. Mas saiba que este é um ótimo hábito para a saúde em geral. É importante lembrar que durante a noite, ao dormir, ficamos um bom número de horas sem saciar a sede e "gastamos" boa parte da energia acumulada durante o dia. Portanto, ao tomar água logo cedo, além de ajudarmos a preparar nosso organismo para as atividades e os gastos de energia enfrentados na rotina, estimulamos a digestão e nossas funções cerebrais
Brincar ao ar livre x saúde da criança
Passear com a criança ao ar livre durante o dia para interagir com outras crianças, a ajuda a dormir melhor à noite, além de trazer outros benefícios. Trabalhos científicos indicam que, além de fortalecer o cérebro, aumenta a sua sensibilidade à natureza, enfrentar e resolver conflitos com outras crianças e se tornarem mais sociáveis e independentes. A conclusão está em publicação da Unicef de maio de 2025.
Casal que dorme em camas separadas...
Apelidada de "divórcio no sono", esta opção está se tornando cada vez mais comum, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. Mas, ao contrário do que pode parecer, não significa que o amor está "esfriando". Os motivos variam -- pode ser porque um puxa toda a coberta para si ou levanta para ir ao banheiro no meio da noite ou até porque o casal trabalha em horários diferentes…
De qualquer forma, o objetivo é não incomodar e interromper o sono do outro. De acordo com uma publicação recente da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM, em inglês) 45% dos homens tendem a dormir no sofá ou ir para outro cômodo, enquanto apenas 25% das mulheres têm este hábito...seja como for, o objetivo é garantir uma boa e relaxante noite de sono.
Perda de peso x jejum intermitente
Cientistas do Instituto Pasteur, na França, publicaram um estudo sobre este tipo de método de emagrecimento, que restringe a alimentação em até 80% em dias alternados. E destaca que o resultado tem se mostrado promissor, desde que acompanhado rotineiramente por médico, pois pode ser perigoso, por exemplo, para pessoas com diabetes devido à queda de glicemia. E tem risco até de morte no caso da portadores de doenças cardiovasculares.
Descoberta para aneurisma da aorta abdominal
Como o próprio termo indica, este tipo de aneurisma atinge a principal artéria do corpo, que se estende da aorta do coração até o abdômen. Ao dilatar mais de 50% acima do seu tamanho normal, o método cirúrgico tem sido adotado.
Mas um novo estudo da Universidade Utah (EUA), está avaliando a adoção de pequenas incisões na virilha, reduzindo o trauma e o risco, além de acelerar a recuperação.
Um segredo dos "superidosos"
Equipe científica da Universidade North Western Medicine, de Chicago (EUA) apresentou um levantamento que acompanhou por 25 anos, pessoas com 80 anos de idade ou mais, com o objetivo de apontar as razões de estarem física e mentalmente saudáveis e bem dispostas até esta fase da vida. Estas pessoas conseguiram manter uma capacidade mental comparável às de 50 e 60 anos, segundo a pesquisa. Um dos "segredos" é a prática de exercícios físicos com indicação médica. Também escrevem e leem mais que a maioria dos seus contemporâneos -- e algumas fazem aulas de pintura. Gostam ainda de jogar cartas com amigos e praticam algum outro idioma. Ou seja, todos "trabalham" mente, corpo e vida social com prazer e para manter em dia a sua saúde e bem-estar física e mental.
O lado sombrio do sol
Quem não gosta de um dia ensolarado? A sua pele!
É o que mostra a pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), após estudo recente apontando que cerca de 80 % dos casos de câncer de pele são causados pelo sol ou por câmaras de bronzeamento artificial.
Portanto, proteger-se é simples e nunca é demais, mesmo em períodos de temperaturas mais baixas!
