Nunca é tarde para deixar de fumar
Estudo da Universidade de Londres indicou que deixar de fumar, mesmo na meia-idade ou depois, pode ajudar a retardar o declínio cognitivo.
ler mais
Um grande temor dos jovens
Pesquisa revelou que sete em cada dez jovens têm mais temor do declínio cognitivo na velhice do que com as mudanças na aparência.
ler mais
Idade e infarto em mulheres
Estudo publicado no _Journal of American College of Cardiolog_y (JACC) em mais da metade de mulheres com menos de 65 anos
ler mais
Insônia e declínio cognitivo
A falta de sono, de acordo com vários trabalhos científicos, pode aumentar o risco de desenvolver diferentes doenças crônicas, como as cardiovasculares, por exemplo.
ler mais
Personalidade x tipo de exercício
Pesquisadores do University College, de Londres (UK) realizaram estudo traçando um paralelo entre a personalidade e o exercício físico mais adequado à motivação para a sua prática.
ler mais
Perda auditiva e memória
Um trabalho liderado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) comparou dados de participantes de audiometria
ler mais
Saúde mental dos jovens
Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que um em cada sete jovens sofre de algum desafio de saúde mental – o que pode impactar negativamente a educação, o trabalho e os relacionamentos.
ler mais
Álcool e saúde geral
Mais um estudo alerta: quem consome oito ou mais doses de bebidas alcoólicas por semana corre risco 33% maior de apresentar lesões cerebrais, chamadas de arterioesclerose hialina, associadas a dificuldades de memória e pensamento lógico.
ler mais
O cérebro sobre duas rodas
Uma boa notícia para quem gosta de andar de bicicleta por lazer, recreação ou combate ao sedentarismo: estudos científicos demonstraram que mesmo o ciclismo recreativo ajuda a saúde do cérebro, pois seus praticantes mantiveram volume maior do hipocampo, com risco menor de demência de início precoce e tardio e doença de Alzheimer.
ler mais
Atividade física e saúde do cérebro
Artigo científico publicado na revista Alzheimer’s & Demência vem reforçar a importância da prática de atividade física para prevenir e controlar o declínio cognitivo.
ler mais
Gengivite e distúrbios cardíacos
Mais um estudo vem reforçar a hipótese de uma ligação direta entre a periodontite e as doenças cardiovasculares, particularmente, o acidente vascular cerebral (AVC). Dados recentes confirmam, além de ser uma preocupação da saúde oral, está entre os fatores notificáveis que devem constar na prevenção de acidentes cardiovasculares.
ler mais
Treinamento com pesos ajuda a tratar declínio cognitivo
Estudo recente da Universidade Estadual de Campinas (SP) indicou que idosos que levantam pesos leves duas vezes por semana apresentaram melhora na função cerebral, diminuindo a possibilidade de Alzheimer e outros tipos de demência.
ler mais
Depressão: meninos x meninas
Segundo estudo recente de medicina do King's College, da Universidade de Londres, as meninas têm duas vezes mais chances do que os meninos de apresentarem quadro de depressão.
ler mais
Estilo de vida tem impacto maior na saúde da mulher
Isso ocorre, porque as mulheres geralmente colocam a sua saúde em segundo lugar, além de ser comum a prática da automedicação – o que pode mascarar um sintoma de alerta de patologias como a hipertensão grave e até ataque cardíaco precoce.
ler mais
Pouco sono na infância e hipertensão na juventude
Crianças que dormem poucas horas por noite têm risco cinco vezes maior de apresentar hipertensão na juventude do que as que mantêm sono suficiente. A conclusão vem de estudo
ler mais