Curiosidades

Página

O precioso líquido

Todo mundo sabe que a água é essencial para a vida. Mas poucos têm ideia do quanto ela está presente no corpo humano. No homem adulto, chega a 60%. Na mulher é de 55% devido à maior presença de gordura corporal. Já no recém-nascido, essa porcentagem é de 78%, mas diminui para 65% ao bebê completar um ano. Os órgãos que mais contêm água são os pulmões com 83%, seguidos do cérebro e do coração, ambos com 73%. Em média, o nosso organismo elimina diariamente cerca de 2,5 litros de água através da respiração, suor, urina e fezes. É preciso repor essa perda ingerindo o precioso líquido várias vezes ao dia.

Imagem: Stuart Bell/SXC

Ahnnnnnn, por que bocejamos?

Na verdade, é para esfriar nosso cérebro e pensar com mais clareza, e não para demonstrar que estamos entediados ou cansados, como se pensava antes. Para funcionar direito, o cérebro precisa de uma temperatura ideal e ao ficar mais alta do que deveria, o bocejo ajuda a baixá-la. Ao bocejar, aumentamos a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo, levando ao cérebro o ar suficiente para refrescá-lo. Segundo Johanna de Vries, professora de obstetrícia da Universidade de Amsterdam, o feto humano já boceja no primeiro trimestre dentro do útero!

 

Imagem: Shutterstock

Olhar de caleidoscópio

O olho é o órgão mais sensível  e delicado que possuímos. Suas três camadas – externa, média e interna – possuem três células especiais, os cones, que nos permitem vislumbrar cerca de 16 mil cores, a partir de apenas três que se misturam: o verde, o vermelho e o azul. Existem ainda as cores que não vemos devido à anatomia dos nossos olhos. Os daltônicos enxergam menos cores porque têm apenas dois cones. E acredite: os cientistas Gabriele Jordan e John Mollon da Universidade de Cambridge (Inglaterra), depois de 20 anos de pesquisa, encontraram em 2012 uma mulher que consegue ver 99 milhões de cores a mais do que qualquer outra pessoa no mundo!

Imagem: SXC / Loredana Bejerita

Na palma da mão

Podemos bronzear o corpo inteiro, mas a palma das mãos não mudará de cor. Isso acontece em todas as raças e todos os povos devido à ação da melanina. Esse pigmento marrom, ao reagir à luz solar, torna colorida a nossa pele, olhos, cabelos e pelos. Como a superfície cutânea da palma das mãos é mais espessa, as células melanócitas não entram em contato com a radiação solar, fazendo-a permanecer branca. O mesmo efeito ocorre na pele da planta dos pés. 

 

Imagem: Ahmed Al-Shukaili

 

 

 

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: