04/02 - Dia Mundial do Câncer

04 de Fevereiro de 2015 - 10h04

SXC/RADOSLAVA TODOROVA
Estamos juntos na luta contra a doença

Em todo o mundo, o dia 4 de fevereiro é dedicado a ações para prevenir, tratar e controlar as muitas formas de câncer e reforçar os cuidados para pessoas com a doença.

Instituições de saúde, governos e a sociedade em geral se unem neste projeto global, que em 2015 tem como lema “Ao nosso alcance”, destacando a existência de soluções para todas as etapas do câncer. Escolhas de vida saudáveis, detecção precoce, acesso a tratamentos, são fundamentais para evitar a morte prematura causada pela doença.

No Brasil, foram previstos 576 mil novos casos em 2014-2015, de acordo com a publicação Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil, do INCA (Instituto Nacional do Câncer). O número representa um aumento de 10% em relação ao levantamento anterior, de 520 mil (2011 e 2012).

O câncer de pele do tipo não melanoma será o mais incidente na população brasileira (182 mil casos novos),  seguido pelos tumores de próstata (69 mil), mama feminina (57 mil), cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e colo do útero (15 mil).

Mesmo podendo ser diagnosticado precocemente e tratável, o câncer continua ocupando o triste posto de primeira causa de morte no mundo, mais do que a guerra e outros desastres naturais.  Estudo da Organização Mundial de Saúde estimou em 84 milhões o número de pessoas mortas pela doença entre os anos de 2005 e 2015 – portanto, em dez anos.

A Clínica Capozzielli está comprometida com a luta contra o câncer. Evite entrar para esta estatística cuidando de sua saúde e qualidade de vida!

Saiba mais sobre a doença e seus fatores de risco na página do INCA: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/oquee