Dieta ioiô pode até causar obesidade

É o que revela uma nova pesquisa realizada por cientistas do Instituto Weizmann de Ciência da universidade de Telaviv, publicada na revista científica Nature. Estudo com ratos de laboratório, demonstrou que a tendência de recuperar peso rapidamente após emagrecer, conhecida como efeito ioiô, está associada ao microbioma, ou seja, aos microorganismos do intestino.
Submetidos a uma dieta rica em gordura para causar obesidade e depois a um regime de emagrecimento, foi verificado que os parâmetros metabólicos e fisiológicos dos animais voltaram ao normal, exceto a função e o metabolismo do microbioma, que permaneceram muito alterados por tempo cinco vezes superior à duração da dieta.
Isso significa que as bactérias deixaram uma espécie de “memória” na flora intestinal, contribuindo para desregular o processo metabólico e acelerar tanto a volta dos quilos perdidos como o seu aumento.
Segundo Eran Elinav, imunologista e um dos autores do estudo, se o mesmo resultado for verificado em humanos, poderá ajudar a desenvolver métodos mais eficazes para a perda efetiva de peso e controle da obesidade. O texto completo pode ser acessado na publicação http://www.nature.com/nature/journal/vaap/ncurrent/full/nature20796.html