Atualidades

Saúde do coração faz bem ao cérebro

28 de Abril de 2016 - 11h18

SHUTTERSTOCK
Foram associados ao coração saudável o menor declínio da memória e a maior capacidade de realizar funções como gestão do tempo e foco.

Estudo realizado pelas universidades estadunidenses de Miami, na Flórida, e Colúmbia, em Nova York, demonstrou que manter hábitos de saúde cardiovascular, traz importantes benefícios para o cérebro, além de reduzir o risco de problemas cognitivos no envelhecimento. Foram avaliados raciocínio, memória e velocidade para processar o pensamento. A pesquisa envolveu inicialmente 1.033 participantes com média de 72 anos de idade e comparou testes de função cerebral com os fatores que podem contribuir para uma melhor saúde cardiovascular: nunca ter fumado ou ser ex-fumante, manter dieta saudável, peso normal, praticar 150 minutos por semana de atividades físicas, fazer controle de pressão arterial, colesterol e glicemia.

Seis anos mais tarde, 722 dos voluntários passaram pelos mesmos testes, e quem apresentou mais fatores de saúde cardiovascular colheu melhores resultados relacionados à rapidez de pensamento ou concentração, principalmente os que mantiveram peso ideal, não fumavam e possuíam nível normal de glicose no sangue.Também foram associados ao coração saudável o menor declínio da memória e a maior capacidade de realizar funções como gestão do tempo e foco. O estudo completo pode ser acompanhado no
http://jaha.ahajournals.org/content/5/3/e002731.abstract?sid=60dd6f88-7a06-4cf8-872c-356b41eadd54


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: