Curiosidades

Página

O riso das cócegas

Estudiosos alemães da Universidade de Tübingen, confirmaram que o riso provocado por cócegas não têm mesmo nada a ver com diversão. A conclusão vem da pesquisa com 30 voluntários submetidos à ressonância magnética para verificar se esse riso era do mesmo tipo causado por uma piada ou situação engraçada. Constatou-se que o “riso das cócegas” ativa a região do cérebro que está ligada aos movimentos faciais e vocais,e às reações emocionais não relacionadas ao prazer.

Imagem: Shutterstock

Beijo apaixonado x beijo biológico

Além de envolver emoções, o beijo apaixonado movimenta de 24 a 34 músculos faciais e 112 músculos posturais, consumindo entre 5 e 26 calorias por minuto! Só nos lábios, 12 músculos entram em ação, envolvendo terminações nervosas que são cem a duzentas vezes mais sensíveis que as pontas dos dedos. Há ainda aumento do fluxo sanguíneo no corpo e no sistema nervoso central sobem os níveis de endorfina e dopamina, provocando a sensação de relaxamento e bem-estar.  Não bastasse isso, uma recente pesquisa da Universidade de Oxford, demonstrou que o beijo na boca tem importante papel na seleção do melhor parceiro para procriar e melhorar a espécie. 

Imagem: Shutterstock

Assim como os pássaros...

Pesquisa da Universidade de Helsinque (Finlândia) comparou os mecanismos moleculares de músicos durante um concerto com estudos genéticos anteriores sobre pássaros canoros. E descobriu que os genes ativados nos humanos em contato com a música, também estão presentes em pássaros cantores - e são os responsáveis pela sua capacidade de aprender a cantar.Segundo os cientistas, isso sugere ainda que a capacidade de percepção dos sons é fruto de um cenário evolutivo comumpara as duas espécies. 

Imagem: Shutterstock

Fazendo cera

O canal auditivo, responsável por proteger o ouvido interno, está coberto de pelos finos e cerca de 4 mil glândulas! Essas glândulas liberam uma substância líquida que se junta aos pelos e aos restos das células mortas, formando o cerume. Esta cera especial possui propriedades protetoras, antibacterianas e lubrificantes que diminuem o risco de infecção do canal auditivo e formam uma barreira contra organismos externos, como os poluentes. Não se deve cutucar o ouvido, pois o excesso de cerume é eliminado naturalmente quando movimentamos o maxilar para falar e mastigar. 

Imagem: Shutterstock

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: