Curiosidades

Página

Gordura no ar!

Um estudo recente revelou que ao perdermos peso, eliminamos gordura  em forma de dióxido de carbono (CO2). E surpreende ao revelar a importância dos pulmões nesse processo. Foi constatato que quando 10 kg de gordura são oxidados, 8,4 kg são enviados para o ar. O restante, 1,6 kg é transformado em água (H2O)e eliminado através da urina, suor, lágrimas, fezes e outros fluidos corporais. Isso mostra que perder peso requer liberar o carbono armazenado nas células de gordura, reforçando a recomendação de comer menos e se mover mais. A pesquisa, realizada pela Universidade de Nova Gales do Sul, na Australia, foi coordenada pelo físico e apresentador de programas científicos na tevê, Ruben Meerman e publicada no respeitado British Medical Journal.

Imagem: Shutterstock

Diferenças do coração

O coração feminino bate mais rápido do que o masculino, inclusive durante o sono. Isso ocorre porque na mulher este órgão é menor e as artérias coronárias são mais estreitas, o que diminui sua força para bombear o sangue. Os corações masculino e feminino também podem reagir de forma diferente, quando sofrem algum problema, como uma parada cardíaca. Inclusive, a possibilidade de uma mulher morrer  em consequência de infarto é 50%  maior do que a de um homem que tenha a mesma idade, os mesmos hábitos e fatores de risco semelhantes. Por isso, muitos tratamentos que funcionam para eles não funcionam para elas.

Imagem: Shutterstock

Olfato inteligente

O nariz humano possui 400 tipos de receptores especializados e organizados para reagir aos odores agradáveis e desagradáveis. Ao receber as moléculas do ar, o epitélio nasal, tecido que reveste a mucosa, se ajusta para captar informações mais adequadas a cada tipo de cheiro. Por exemplo, o perfume de uma rosa é captado pelos receptores de odores agradáveis e o de ovo podre, claro, pelos outros. De qualquer forma, os sinais chegam ao córtex olfativo, uma área docérebro ligadaao sistema que processa emoções, motivação e memória. É ali que percebemos se gostamos de um odor ou não, e o associamos a situações ou pessoas. Por isso, tem cheiro que nos faz bem, pois lembra a mãe, um amor, um prato delicioso... Ao contrário, outros nos incomodam,pois os ligamos a algo ou alguém que não gostamos...

Imagem: Shutterstock

Descanso merecido

Depois de deitar e relaxar, por que fechamos os olhos para dormir? Na verdade,  fazemos isso para atender a um  mecanismo de defesa do globo ocular. Este órgão precisa de lubrificação para o seu bom funcionamento, caso contrário pode sofrer dor, inflamação, embaçamento e outros problemas que prejudicam a visão. Para realizar este processo, o fluido lacrimal do canto do olho ou das pálpebras é “empurrado” através da superfície ocular. Ao mesmo tempo, fechamos os olhos ao dormir para nos mantermos “no escuro”, condição importante para relaxar e estimular a produção de melatonina, o hormônio responsável por regular o sono.  

Imagem: Shutterstock

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: