Curiosidades

Página

Câncer de próstata – TRATAMENTOS

O tratamento do câncer de próstata depende do estágio da doença, da idade e do estado geral de saúde do paciente. Ou seja, cada caso deve ser analisado de forma individual. As opções de tratamento mais comuns, isoladamente ou em combinação, são, de modo geral, a cirurgia, a radioterapia e a terapia hormonal.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer - INCA

Câncer de Próstata –FATORES DE RISCO

·         Idade acima de 50 anos. Quanto mais velho o homem, maior a probabilidade de desenvolver a doença: 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos de idade.

·         Homens negros têm maior chance de desenvolver esse tipo de câncer.

·         Histórico familiar dessa enfermidade também aumenta a sua probabilidade.

·         Fatores hormonais e ambientais.

·         Dieta rica em gorduras.

·         Sedentarismo.

·         Excesso de peso.

Câncer de próstata – DIAGNÓSTICO

·         Dosagem de PSA – exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico.

·         Toque retal – como a glândula fica em frente ao reto, o exame permite ao médico palpar a próstata a perceber a presença de nódulos ou tecidos endurecidos.

·         Para confirmar a presença do tumor, é necessário fazer uma biópsia para averiguar a presença de câncer.

Câncer de Mama - Tratamentos

As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser:

• Tratamento local, como cirurgia e radioterapia
  • Tratamento sistêmico, como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica ou imunoterapia.

- Dra. Eveline Oliveira - Doutorado em Radiologia pela FM/USP 106416

Página