Curiosidades

Página

Saúde do intestino x saúde psi

Sim, é importante lembrar que existe uma curiosa ligação entre as duas. Isso ocorre porque nosso intestino possui um sistema nervoso próprio, que abriga mais de 100 milhões de células nervosas e é responsável pela produção de 95% da serotonina, um neurotransmissor ligado ao bem-estar.

Recentemente, novos estudos indicaram que o intestino e o cérebro têm influência direta entre si. Um exemplo é a pessoa sentir náusea, cólica ou constipação antes de um evento importante na sua vida.

A relação exercicios/personalidade

Segundo estudo do Instituto de Esporte, Exercício e Saúde da Universiy College London (UCL) compreender características de personalidade pode ser importante para o sucesso de programas de atividade física. O motivo é que nosso perfil psicológico pode influenciar a maneira como nos envolvemos com exercícios, ou seja, quais mais gostamos de fazer.

Por exemplo, pessoas extrovertidas, em geral, preferem sessões de alta intensidade em grupo. A conclusão é particularmente importante para a adoção de uma atividade física na nossa rotina.

 

Glicemia e sexualidade masculina

Segundo um trabalho apresentado na reunião anual da Endocrine Society, de São Francisco, Califórnia (EUA) mesmo o aumento modesto nos níveis de açúcar no sangue -- entre outras alterações metabólicas -- pode determinar um declínio na saúde sexual masculina.

Dados de longo prazo (2014 a 2020), realizados com homens saudáveis com idade entre 18 e 35 anos revelaram mudanças progressivas nos perfis espermático e hormonal, na função erétil e saúde metabólica. E quando não alterada a função erétil, estavam relacionados com a avaliação da libido. A conclusão pode ajudar a formular planos eficazes de manutenção da saúde sexual masculina.

 

Saúde ocular e mudanças climaticas

Um levantamento de dados realizado no sul da Espanha indicou uma relação entre o aquecimento global -- inclusive precoce -- e o número de casos de catarata para cada cem mil habitantes. Embora já fosse conhecida a influência dos raios UV no desenvolvimento desta doença, o efeito das mudanças climáticas neste risco ainda não estava apontado. O estudo destacou ainda que os jovens adultos que trabalham na agricultura são os mais afetados.

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: