Curiosidades

Página

Exercícios aquáticos para idosos

As atividades físicas realizadas na água exigem menor  esforço, o que significa maior  vantagem para idosos. Além de evitar o sedentarismo e ajudar a melhorar a agilidade e controle de peso, as atividades físicas realizadas na água nessa fase da vida podem trazer benefícios para a circulação, a coordenação motora e até o bem-estar mental, pois liberam endorfina, o hormônio conhecido por seus efeitos positivos no humor. Mas, atenção: a escolha do tipo de exercício deve ser precedida por uma avaliação médica.

Verrugas olhe com atenção

São afecções benignas da pele ou mucosas, causadas pelo HPV (sigla em inglês de papiloma vírus humano), um grupo de diferentes tipos de vírus que provoca o crescimento anormal de células da epiderme. São transmissíveis por contato e mais comuns em áreas de trauma. Grande parte desaparece sem necessidade de medicação. Caso persistam, o tratamento será indicado por médico especializado, pois alguns tipos de câncer e pele podem ter aparência similar a das verrugas.

Artrite na coluna: saiba o que é

Chamada clinicamente de espondiloartrite, trata-se de um conjunto de doenças inflamatórias da coluna que envolve ligamentos e tendões. É importante o diagnóstico precoce, pois pode ser confundida com uma dor nas costas de origem mecânica. Os sintomas são dor e rigidez. Afeta, além da região lombossacra, os membros superiores, inferiores, o tendão de Aquiles, calcanhar e eventualmente outros órgãos. Exige tratamento médico especializado. Outras doenças de origem reumática que atingem a coluna são: espondilite anquilosante, artrite reativa e artrite psoriásica.

Mudança climática e sono

Segundo estudo da Universidade de Harvard, quem não está conseguindo as horas ideais de sono, deve considerar entre as causas, a mudança climática. Devido a ela, no verão por exemplo,  pegar no sono pode demorar três vezes mais. Isso acaba afetando nosso dia de trabalho, a atenção e a tomada de decisões, além de nos deixar sonolentos nos períodos em que deveríamos estar despertos. Nunca é demais lembrar que um adulto saudável precisa dormir seis a oito horas por noite. A informação foi publicada no jornal científico Science Advances.

Página