Curiosidades

Página

Quanto mais passos, mais vida...

A conclusão é de trabalho apresentado no seminário virtual Lifestyle and Cardiometabolic da  série Epidemiology and Prevention, da American Heart Association. Caminhar é a prática mais fácil e barata de exercício moderado para a qualidade de vida: basta um par de tênis e uma roupa confortável. Quanto mais passos por dia, mais efeitos positivos na qualidade do sono, saúde cardiovascular e mental, reforçam os estudiosos.   

Os mosquitos estéreis vêm aí...

Dengue, febre amarela, zica e outras doenças causadas por vírus poderão ser controladas com a criação de uma população de machos estéreis que não conseguirão fertilizar as fêmeas, diminuindo a população transmissora dessas doenças.  O estudo, da Universidade da Califórnia,  foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Science. Atualmente, cerca de 700 milhões de pessoas por ano são afetadas por esses insetos.

Estes sons fazem um bem...

Ouvir o fluxo das águas de um rio e o canto de pássaros é benéfico para a saúde, segundo novo estudo da equipe de biologia da Carleton University, em Ottawa  (Canadá).  O trabalho quantificou as vantagens que os sons naturais trazem tanto para o desempenho cognitivo quanto para elevar o moral, diminuindo, por exemplo, o estresse em relação à sensibilidade à dor. Foram detectados efeitos benéficos na freqüência cardíaca, pressão arterial, dor ou tensão por meio dos níveis de cortisol. Os sons testados foram o da água, seguido do canto dos pássaros e a união dos dois. A informação é da revista científica PNAS.

Carne processada e saúde

Um novo estudo confirmou os efeitos danosos das carnes processadas sobre o nosso organismo, como as salsichas, as defumadas, as curadas ou com adição de conservantes. Bastam 180 gramas desses produtos por semana para  aumentar o risco de doenças cardíacas e até de morte, concluiu o trabalho do centro de pesquisa do  Hamilton Health Sciences e da Universidade McMaster, no Canadá. A informação foi publicada no  The American Journal of Clinical Nutrition.

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: