Curiosidades

Página

Autismo e os neurônios ligados ao tato

Pesquisa de  laboratório chefiada por Lauren Orefice, neurocientista e professora de genética da Universidade de Harvard (EUA) revelou que os neurônios fora do cérebro, responsáveis pela sensação de toque, podem moldar comportamentos associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com a descoberta, ficou demonstrado que o autismo não está associado apenas à função cerebral, como se acreditava até aqui. E, segundo a cientista, abre-se a possibilidade para a formulação de medicamentos que atuem seletivamente nesses neurônios, melhorando alguns sintomas do TEA.  Por seu caráter inovador, o trabalho recebeu o prêmio The Eppendorf and Science Prize for Neurobiology de 2019.

Exercício aeróbico melhora memória em idosos

Pequenas sessões de exercícios aeróbicos de alta intensidade apresentaram melhora de até 30% na função da memória em idosos, enquanto a atividade moderada não indicou, em média, o mesmo resultado. A conclusão é do Departamento de Cinesiologia da Universidade McMaster, no Canadá e foi publicada na revista científica Applied Physiology, Nutrition and Metabolis.

Café e síndrome metabólica

O famoso cafezinho quando tomado de uma a quatro xícaras por dia demonstrou reduzir o risco da síndrome metabólica. A conclusão está em um relatório do Institute for Scientific Information on Coffee. Segundo o informe, o café demonstrou ser benéfico não para doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, mas a um menor índice de mortalidade por causas variadas. Mas atenção à quantidade, pois em excesso o café prejudica a saúde.

Avocado pode ajudar a inibir obesidade e diabetes tipo 2

Estudo clínico em humanos realizado por pesquisadores do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade de Guelph, no Canadá, demonstrou que a molécula de gordura exclusiva do abacate do tipo avocado, a avocatina B, administrada como complemento dietético, consegue absorver e queimar glicose no sangue e melhorar a sua resposta à insulina. A descoberta pode ajudar a inibir a obesidade e o  diabetes tipo 2, informa a revista especializada Molecular Nutrition and Food Research.

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: