Curiosidades

Página

Lego para braço mecânico

O jovem espanhol de 18 anos, David Aguilar, que nasceu sem antebraço e mão, buscou uma forma diferente de resolver o seu problema: usou peças de Lego para criar uma prótese articulada. Tudo começou com um pequeno helicóptero que ele havia construído. David fez uma engrenagem e conseguiu não apenas mover o braço, mas também pegar objetos leves e fazer flexões abrindo e fechando a mão artificial. Quem quiser, pode conferir assistindo o vídeo dele no YouTube.

Pernas inquietas precisam atenção

Embora pareça só uma mania, a Síndrome das Pernas Inquietas é um transtorno neurológico. Ocorre principalmente à noite, afetando o sono com interrupções. Mas também pode ocorrer durante o dia, aparentando ansiedade e afetando a imagem social. Estudos indicam que esse distúrbio é mais frequente em determinadas famílias, sugerindo influência genética. Entre outras condições apontadas estão gravidez, anemia, doenças renais, neuropatias periféricas e doença de Parkinson. O tratamento envolve de exercícios físicos aeróbicos a medicamentos relacionados à causa indicados por profissional médico. 

Olhos podem ser também espelho do corpo

Uma simples foto digital colorida da retina, com ajuda de inteligência artificial, consegue revelar muito mais do que a saúde dos olhos. Por exemplo, a idade da pessoa, se ela possui doença autoimune ou neurodegenerativa, se tem hábito de fumar, o nível de açúcar no sangue e até a pressão arterial.  Tudo graças a um novo algoritmo que permite usar a IA para processar maior número de informações rapidamente e com precisão. A descoberta foi testada em um pequeno número de pessoas e agora será ampliada pela equipe da Universidade Médica de Viena, Áustria, chefiada por Ursula Schmidt Erfurth. 

Síndrome de Hipertimésia

Será que ter memória excepcional é bom? Não é o que pensa a australiana Rebecca Sharrock uma das 60 pessoas conhecidas no mundo que sofre de memória autobiográfica muito superior (HSAM, sigla em inglês) ou síndrome de hipertimésia.  Em entrevista à BBC, ela disse  se sentir sempre como uma “máquina do tempo de emoções”. Trata-se de transtorno neurológico descoberto apenas no ano 2000 e que faz o portador recordar, sem esforço e de forma imediata, informações e acontecimentos com precisão, como se fosse um filme. A condição poderia até ser considerada uma vantagem, mas ocorre que coisas ruins também são lembradas detalhadamente. A causa ainda não foi descoberta. Uma possibilidade estaria na alteração no lóbulo temporal, área que ajuda a processar a memória e é maior nos indivíduos com esta síndrome. 

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: