Curiosidades

Página

E o porco poderá salvar vidas humanas...

Cientistas norte-americanos conseguiram eliminar um vírus presente no DNA de porcos superando uma das últimas barreiras para tornar os órgãos desses animais mais compatíveis com os seres humanos, ou seja, com menor risco de rejeição. A informação é de Luhan Yang, cofundadora e diretora científica da eGenesis e pesquisadora da Universidade de Harvard (EUA). O interesse pelos suínos vem do fato de seus órgãos serem de tamanho similar ao dos nossos, inclusive de crianças e bebês, e poderem ser criados em grande número com rapidez. A notícia é promissora para milhares e milhares de pessoas no mundo que estão nas filas de espera por um transplante. Os estudos continuam visando aperfeiçoar a técnica. Acredita-se que dentro de dois anos já serão possíveis os primeiros procedimentos desse tipo.

Falar sozinho faz bem mesmo!

Você já deve ter visto uma pessoa normal de repente falar consigo mesma na terceira pessoa. Pois não pense que é sintoma de loucura. Talvez ela já saiba instintivamente o que estudos recentes confirmaram: este hábito pode realmente ajudar a manter maior controle mental e emocional. A conclusão é de um novo estudo realizado pelas universidades de Michigan e da Pensilvânia, após análise das possíveis situações que levam o indivíduo a falar em voz alta para si mesmo. De acordo com os especialistas, ao usar a autofala a pessoa se vê como “outra”, ou seja, consegue afastar-se do “eu” para analisar melhor os seus atos – o que diminui a atividade cerebral associada ao estresse, acalma e relaxa a mente. Na área da psicologia esportiva, a autofala já tem sido usada para controlar a ansiedade, melhorar o foco e aumentar a confiança e desempenho.

Vida longa ao mel

Há dois mil anos a.C. a humanidade já usava o  mel, não só na alimentação, como para cuidar de ferimentos. Registros arqueológicos revelaram a sua doce presença em potes guardados dentro das tumbas dos faraós e em ótimo estado de conservação, revelando a incrível longevidade desse produto em seu estado natural. Como todo açúcar, o mel contém pouca água e, ao mesmo tempo, é extremamente ácido. Essa condição causa a morte dos microrganismos que dele se aproximam e explica a sua resistência ao tempo. Rico também em vitamina A, C, D e E, não sem motivo, o mel já era usado também como tratamento de beleza por egípcios e romanos na prevenção do envelhecimento precoce.

Ouvindo fungos e bactérias...

A maioria dos fones e headfones usados para ouvir música, notícias e gravações abrigam cerca de 10 mil fungos e bactérias em uma convivência nada benéfica para a saúde. A falta de higiene e o compartilhamento desses aparelhos fazem com que as microscópicas criaturas causem desde coceiras e micoses até infecções graves, incluindo risco de perda de audição. A constatação vem de análise realizada por equipe de estudiosos da Faculdade de Biomedicina da DeVry Metrocamp (Campinas, SP) e após três meses de estudo com 40 fones – sendo 30 de encaixe no ouvido e 10 headfones foi constatada a contaminação em 87% deles, segundo a bióloga Rosana Siqueira, coordenadora da pesquisa. Mas é bom saber que as más consequências dessa convivência podem ser facilmente combatidas evitando-se o empréstimo do aparelho e caprichando na sua higienização. Não faltam sites médicos na internet que orientam como fazer isso. Fique atento!

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: