Curiosidades

Página

Cinco elogios por dia

A famosa teoria dos benefícios trazidos por elogios mostrou ser importante também para o desenvolvimento emocional e social de crianças entre 2 e 4 anos de idade. Foi o que revelou estudo com 38 pais, realizado pela Universidade de Montfort, no Reino Unido. Os filhos que receberam diariamente cinco elogios por suas ações positivas, apresentaram aumento no bem-estar e diminuição na hiperatividade e desatenção após quatro semanas. Os autores do estudo destacaram que em geral, a criança é mais criticada do que elogiada, pois o ruim chama mais a atenção do que o bom. Porém, ficou demonstrado que o elogio regular ao bom comportamento tanto em bebês como crianças pequenas, promove sentimentos de proximidade e de amor. “Cinco elogios por dia pode não ser um número mágico, mas serve de base para usar menos ou mais”, destacou uma das autoras do trabalho, que também ressalta: “O importante é as crianças receberem mensagens positivas com frequência durante semanas e meses, não apenas por um dia ou dois”.

Fuso horário x confuso horário

É comum as pessoas pensarem que o seu relógio biológico se confunde apenas após viagens distantes e diferenças de fuso horário. Mas não é bem assim. Na verdade, mudanças constantes na rotina do sono nos fins de semana ou mesmo nos dias livres podem ter o mesmo efeito no organismo, causando um fenômeno chamado jet lag social. Um estudo recente demonstrou que viver contra o relógio interno contribui para distúrbios metabólicos como diabetes  tipo 2, além de obesidade e doenças cardíacas. A revelação é do Programa de Pesquisa de Sono e Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona (EUA) divulgado no International Journal of Obesity. 

Doença de polegar

Está cada vez mais comum as novas gerações apresentarem sintomas de inflamação, rigidez e dores na base dos polegares devido ao uso excessivo do smartphone em mensagens e jogos. Conhecida como “doença do polegar” e “whatsappinite”, trata-se na verdade de uma variação da famosa tendinite, inflamação dos tendões em consequência de movimentos repetitivos. Jogar e escrever no smartphone impõe movimentações incômodas e pouco naturais para os polegares e são a principal causa de dor e até de eventuais osteoartrites, alerta estudo da dra. Kristin Zhao, da respeitada Clínica Mayo, dos Estados Unidos. Portanto, dê folga aos polegares!

Os bebês têm memória?

Praticamente não, devido a um fenômeno conhecido como “amnesia infantil” que não nos permite lembrar da fase em que nascemos nem dos primeiros anos de vida. Até os 4 e 5 anos, nosso cérebro produz muitos neurônios o que impede o armazenamento de informações de longo prazo no hipocampo, região da formação da memória e aprendizado.  Ou seja, nesta fase, ao mesmo tempo em que enriquecem a nossa capacidade de aprender, as novas células cerebrais “roubam” as “velhas” recordações. A conclusão é de estudo científico chefiado por Paul Frankland e Sheena Josselyn, da área de neurociência e saúde mental do Hospital Infantil da Universidade de Toronto, Canadá.

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: