Curiosidades

Página

Cérebro: masculino x feminino

Há muitas discussões sobre as diferenças cerebrais em função do sexo. Mas, na verdade, segundo estudos científicos recém-publicados, não existe praticamente o cérebro de mulher e o cérebro de homem. Embora haja distinções anatômicas em determinadas áreas, a predominância de características somente femininas ou somente masculinas não são sufientes para estabelecer uma diferença significativa. A conclusão veio depois da análise de imagens do cérebro de 1.400 voluntários, obtidas com tecnologias e métodos diversificados para evitar distorções. Na verdade, o que existe mesmo são vários tipos de cérebro nos dois gêneros, esclarece Daphna Joel, pesquisadora da Universidade de TelAviv (Israel) e principal autora da pesquisa. Assunto encerrado?

Imagem: SHUTTERSTOCK

Mente sã

Quanto mais fortes as pernas, menos prejuízo terá o cérebro no processo do envelhecimento. Essa afirmativa não é uma simples curiosidade, foi demonstrada em estudo realizado durante uma década com 150 pares de irmãs gêmeas idênticas com idades entre os 43 e 73 anos. As que apresentaram maior força nas pernas no início do estudo, depois de dez anos mantiveram sua capacidade cognitiva e registraram menores mudanças no cérebro associadas com a idade. Portanto, aquele antigo provérbio chinês de que “o corpo envelhece, mas as pernas envelhecem primeiro” nunca foi tão atual!  

Imagem: Mihai Eustatiu

Bye-bye bom humor

Você sabia que o sono interrompido várias vezes é mais prejudicial para o seu humor do que dormir poucas horas? Para chegar a esta conclusão, uma equipe da Escola de Medicina John Hopkins (EUA) reuniu 62 homens e mulheres saudáveis em uma clínica de estudos sobre o sono. Eles se submeteram a três situações experimentais por três noites seguidas: uns dormindo menos horas, outros tendo o sono interrompido e outros sendo forçados a acordar. Os que foram forçados a acordar e os que tiveram o sono várias vezes interrompido, apresentaram piora de 31% em seu estado de ânimo. Já os que dormiram menos horas seguidas, apresentaram declínio de apenas 12%. Segundo o autor do estudo, Patrick Finan, que é P.hD. no assunto, isso ocorre porque  quando o sono é interrompido várias vezes, o cérebro não atravessa todos os estágios necessários para descansar. 

Imagem: Catalin Pop

Igualdade também nos pelos

Sim, homens e mulheres possuem a mesma quantidade de folículos pilosos por todo corpo – cerca de cinco milhões! E cada um dá origem, no mínimo, a um pelo ou cabelo. Haja fios! Mas o que faz diferença nas versões masculina e feminina é como eles se comportam quando os hormônios sexuais “disparam” a partir da puberdade. Nos homens, os fios se tornam mais espessos e exibidos, principalmente no rosto, mas não deixam de marcar sua forte presença nos braços, pernas, peito, virilhas e até nas costas. Na mulher, mesmo quando se tornam mais visíveis nas pernas, braços, no buço e em torno dos genitais, os pelos são mais finos e claros. Hoje, com o hábito da depilação, essas diferenças vão se tornando cada vez menos perceptíveis, exceto nos cabelos. Na cabeça, a maioria continua preferindo a abundância de fios e se preocupa mesmo é quando eles começam a rarear.  

Imagem: SHUTTERSTOCK

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: