Curiosidades

Página

Rrrrrrroncar, por quê?

Ele causa muito transtorno, principalmente em quem está por perto. O som do ronco, que parece vir de uma soturna caverna, na verdade surge porque, ao dormir, relaxamos também os músculos da garganta e traqueia. A boca abre, move a mandíbula e a língua mais para trás e reduz a passagem do ar entre o palato e úvula, provocando vibração e aquele som desagradável. E, pior ainda, à medida em que a boca resseca com a passagem do ar, as vibrações aumentam mais e mais. Roncar de vez em quando é normal, mas, atenção: quando o ronco é intenso ou habitual pode indicar a presença da apneia, distúrbio grave do sono, em que a pessoa fica sem respirar pelo menos 10 segundos, temporária ou repetidamente. Além de agitação noturna e sonolência durante o dia, a apneia está associada ao risco de hipertensão, insuficiência e arritmia cardíacas, AVC e diabetes. É preciso consultar o médico!

Imagem: MAJA LAMPE

Choro acebolado

Quer queira, ou não, as lágrimas surgem assim que você começa a cortar cebolas. Isso ocorre porque o corte causa uma ruptura nas células desse vegetal, liberando uma enzima chamada alinase. Esta enzima reage aos compostos ali presentes produzindo o ácido  propenilsulfênico, que se transforma em uma substância volátil chamada propanotial-S-óxido. Imediatamente este gás atinge o líquido que protege nossos olhos, provocando irritação e o incontrolável lacrimejamento. Mas não se preocupe! Toda essa complexa “saga” de palavras difíceis e reações químicas podem ser controladas com o simples ato de cortar a cebola sob um fio de água corrente!

Imagem: SHUTTERSTOCK

Efeito paternidade

Depois do nascimento do primeiro filho, a silhueta masculina, assim como a da mulher, também se modifica. Os homens ganham em média 1,5 quilos e apresentam aumento de índice de massa corporal (IMC). É o que revela um estudo realizado na Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade de Northwestern, Chicago. Foram vinte anos de pesquisas acompanhando a fase de transição da adolescência até a idade adulta de 10 mil homens nos Estados Unidos. Para os pesquisadores o “efeito paternidade” pode estar relacionado, principalmente, com as mudanças no estilo de vida dos papais de primeira viagem – envolvendo desde a preocupação com o bebê, novos hábitos alimentares e alterações no sono, até menos tempo para atividades físicas. A análise foi publicada na edição de julho de 2015 do American Journal of Men’s health.

Imagem: Adriana Herbut

Ai, minha perna está formigando!

Pode acontecer em qualquer parte do corpo, porém é mais comum nas mãos, pés, braços e pernas. A sensação de agulhadinhas na pele é um tipo de parestesia, neste caso provocada pela pressão sobre as pequenas artérias que proporcionam oxigênio e nutrientes aos nervos periféricos do corpo. Como resultado, o fluxo sanguíneo é dificultado, e o nervo se ressente, causando o formigamento. Geralmente surge quando ficamos muito tempo com as pernas cruzadas ou dormimos de mau jeito sobre o braço, desaparecendo quando a pressão é aliviada. Mas atenção: se o sintoma se tornar crônico, procure o seu médico para verificar se há causa neurológica ou trauma a algum nervo. 

Imagem: Audrey Johnson

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: