Curiosidades

Página

Sono e hipertensão

Dormir menos de sete horas pode aumentar o risco de pressão alta, especialmente em mulheres, e dormir menos de cinco horas aumentou este risco em 11%, segundo estudo do American College of Cardiology.

A associação entre padrões de sono e pressão alta já havia sido observada em outras pesquisas, mas, para chegar a este resultado, foram reunidos dados de 16 estudos realizados entre janeiro de 2000 e maio de 2023, incluindo 1 milhão de pessoas de seis países que não tinham histórico de pressão alta.

Internet e idosos

Pesquisa revelou que o uso da rede mundial por cerca de duas horas por dia pode diminuir os efeitos do envelhecimento cerebral em adultos com mais idade.

Memória, desempenho cognitivo e raciocínio verbal revelaram estar mais bem preservados por esta camada da população.

A conclusão vem do levantamento de arquivo de mais de 18 mil participantes com idades entre 50 e 64,9 anos.

Saiba mais no “Journal of Internal Medicine”.

O estresse e o nosso coração

Todos nós algumas vezes passamos por uma fase de estresse que nos afeta tanto psicológica como fisiologicamente.

Mas, quando se prolonga e se torna crônico, este sintoma pode ser um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas e necessita acompanhamento especializado.

As causas mais comuns são as dietas poucos saudáveis, inatividade física, tabagismo, consumo excessivo de álcool e obesidade, alertam especialistas da Universidade de Yale (EUA).

O estudo completo foi publicado no jornal da universidade.

Esta na hora de comer?

É grande o número de pessoas que fazem suas refeições em qualquer horário.

 

Mas um estudo recente das universidades de Sorbonne (França) e do Instituto de Saúde de Barcelona (Espanha) indicam que o horário mais saudável para comer é sempre nas primeiras horas da manhã e da noite.

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: