Curiosidades

Página

Saúde degrau a degrau

Trocar o elevador por escadas ajuda a prolongar a vida, mesmo para os que usam os degraus por poucos minutos.

É o que revela estudo apresentado na Sociedade Europeia de Cardiologia, explicando que mesmo as pequenas ações de atividade física desempenham importante papel na redução de 39% de doenças cardiovasculares e 24% de morte prematura.

O estudo envolveu participantes saudáveis e os com histórico prévio de ataque cardíaco ou doença arterial periférica.

Mais informações podem ser encontradas

Eventos da vida e estresse

De acordo com estudo científico da Sociedade Europeia de Cardiologia, acontecimentos causados por estresse, principalmente na infância e na meia-idade, podem aumentar o risco de distúrbios neurológicos na vida adulta, incluindo o Alzheimer.

 

O trabalho envolveu 1.290 participantes, incluindo voluntários, e foi apresentado no recente congresso da entidade. Cerca de 50 milhões de pessoas no mundo são afetadas pela demência e esse número poderá triplicar até 2050.

Experiências diárias e memória

Cientistas da Escola de Medicina Grossman, da Universidade de Nova Iorque, estudaram por que alguns acontecimentos ficam na nossa memória e outros são descartados.

Eles descobriram que tudo é decidido durante o dia pelo cérebro, que, através de ondas mais fortes e mais fracas, escolhe o que deve manter ou descartar.

A questão é importante porque a memória de acontecimentos significativos da vida está no centro da nossa identidade e participa da construção do nosso modelo interno de mundo.

Excesso de açúcar e depressão

Existe, sim, uma relação entre os dois fatores. É o que revela pesquisa da Universidade de Medicina de Shandong, na China.

O trabalho usou dados de 18 mil e 400 pessoas e indicou que, a cada 100 gramas a mais por dia de ingestão do açúcar, houve um aumento de 28% de risco de depressão.

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: