Curiosidades

Página

O humor nasce com os bebês

Cientistas da Universidade de Bristol (Inglaterra), que estudaram o desenvolvimento do humor em bebês de zero a quatro anos, concluíram que um bebê a partir de um mês de nascimento já reagem ao humor. Com menos de um ano, são sensíveis ao ver posturas e caretas e ao ouvir sons engraçados. Depois, vem a fase do chamado “humor cruel”, como empurrar outra criança. A partir dos três anos, o humor infantil começa a integrar as regras sociais. A informação completa está na Behavior Research Methods https://doi.org/10.3758/s13428-021-01704-4

Os perigos da Falta de Sono...

Mais de um bilhão de pessoas no mundo sofrem de apneia obstrutiva do sono, que provoca sonolência diurna excessiva, fadiga, ronco pesado e sono não reparador. E estão duas vezes mais sujeitas à morte cardiovascular, sendo que o risco aumenta com a idade. É o que informa estudo publicado no British Medical Journal (BMJ) Open Respiratory Research, do Penn State College, Reino Unido.

Novembro é Azul

Este é o mês em que o mundo destaca e reforça a importância de estar sempre atento aos sintomas iniciais do câncer de próstata, o mais comum entre os homens de 45 a 50 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, um homem morre da doença a cada 38 minutos! E a única forma de prevenção e tratamento é o diagnóstico precoce. Portanto, não deixe de consultar sempre o seu urologista.

As bactérias que fazem bem

Usando um novo sequenciamento genético, cientistas do Instituto Wellcome Sanger, no Reino Unido, trouxeram informações inéditas sobre a evolução, colonização e transmissão de bactérias intestinais que permitirão o desenvolvimento de terapias para tratar a nossa saúde. Também pode informar o desenvolvimento de terapias baseadas em microbioma, onde bactérias-chave podem ser selecionadas para tratar diferentes doenças associadas ao intestino.

Página