Curiosidades

Página

Visão e distancia

Quem perde a visão antes dos 10 anos têm mais dificuldade de julgar de forma precisa a localização de um som.

 

Um estudo da Universidade de East Anglia (EUA), publicado no periódico “Optometry and Vision Sciences”, revelou que mesmo perdas parciais da visão podem levar a alterações na capacidade auditiva.

 

A pesquisa destacou a necessidade de criar soluções de saúde personalizadas para melhorar a qualidade de vida e a orientação espacial.

Eles, elas e a dor

Homens e mulheres respondem de forma diferente à dor. A causa pode estar na diferença na forma como as células nervosas respondem à sensibilização pela prolactina e pelo neurotransmissor orexina B, segundo estudo baseado na ação dessas substâncias nos tecidos de camundongos, macacos e humanos.

 

A conclusão foi que a exposição à prolactina tornou as células nervosas das fêmeas e dos machos mais ativas. A informação poderá ser usada para criar medicamentos específicos para cada sexo.

Emoções e doenças cardíacas

Trabalho da American Heart Association, com apoio dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos, indicou que sentir raiva recorrente pode alterar a função cardiovascular e o risco de doenças cardiovasculares.

 

Isso ocorre porque emoções negativas fazem com que os vasos sanguíneos tenham a sua capacidade de abertura alterada, o que pode causar o desenvolvimento de aterosclerose, por exemplo.

 

Cirugia bariátrica e benefícios cognitivos

Estudo realizado por equipe da Universidade de Medicina de Nijmegen (Holanda) indicou que pessoas que apresentavam obesidade severa e foram submetidas à cirurgia bariátrica tiveram melhora da saúde a longo prazo, sendo 20% de melhora com relação à cognição.

 

O trabalho envolveu 133 participantes adultos, e o estudo pode ser consultado no site da Jama Network.

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: