Curiosidades

Página

O estresse e o nosso coração

Todos nós algumas vezes passamos por uma fase de estresse que nos afeta tanto psicológica como fisiologicamente.

Mas, quando se prolonga e se torna crônico, este sintoma pode ser um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas e necessita acompanhamento especializado.

As causas mais comuns são as dietas poucos saudáveis, inatividade física, tabagismo, consumo excessivo de álcool e obesidade, alertam especialistas da Universidade de Yale (EUA).

O estudo completo foi publicado no jornal da universidade.

Esta na hora de comer?

É grande o número de pessoas que fazem suas refeições em qualquer horário.

 

Mas um estudo recente das universidades de Sorbonne (França) e do Instituto de Saúde de Barcelona (Espanha) indicam que o horário mais saudável para comer é sempre nas primeiras horas da manhã e da noite.

TDAH em crianças

Estudo realizado pelos National Institutes of Health (EUA) com 10 mil imagens cerebrais revelou que os sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em crianças e jovens são causados pelas interações atípicas entre o córtex frontal e os centros de informações das profundezas do cérebro.

A constatação pode ajudar na abordagem para diagnóstico e tratamento deste transtorno do neurodesenvolvimento, uma vez que possibilita confirmar os efeitos cumulativos dos sintomas em vez de considerar apenas áreas específicas, como tem ocorrido até aqui.

O estudo detalhado está no site dos National Institutes of Health.

Três segredos para a saúde mental

Segundo estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, os principais fatores que ajudam a preservar o bom funcionamento da mente humana estão ligados à atividade física regular, relacionamentos humanos significativos e à... paixão!!!

Sim, de acordo com a pesquisa, estes fatores podem oferecer proteção contra o declínio da função cognitiva que ocorre durante processo de envelhecimento. Ainda, segundo os próprios autores, são necessários mais estudos para reforçar esta tese.

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: