Curiosidades

Página

Bom sono, boa memória

Acordar e dormir novamente durante a noite pode causar futuros problemas cognitivos e de memória. É o que revela estudo publicado no “American Academy of Neurology”.

 

Os pesquisadores acompanharam por dez anos os padrões de sono de 526 pessoas com idade entre 30 e 40 anos. As que apresentaram sono mais perturbado após uma década tiveram desempenho cognitivo mais fraco, indicando que a qualidade do sono é mais importante do que a quantidade de horas dormidas.

Calvície e genética

Estudo recente identificou seiscentas variantes genéticas que representam risco de perda capilar, indicando que os genes predisponentes envolvidos na queda dos fios são transportados pelo cromossomo X, transmitido pelas mães. A explicação vem da Universidade de Bonn (Alemanha).

 

Entre europeus, a alopecia androgenética afeta 80% dos homens. Os fios entre as têmperas e a coroa da cabeça ficam mais finos e param de crescer, deixando uma faixa principalmente nas laterais e na parte detrás. A informação foi publicada na “Nature Communications”.

 

Cérebro e paixão

Pesquisadores das universidades de Camberra e da Austrália do Sul, na Austrália, realizaram um estudo pioneiro sobre por que o ser humano fica confuso quando está apaixonado.

O resultado indicou que, durante o amor romântico, a oxitocina – conhecida como “hormônio do amor e do afeto” –, age junto com a dopamina – também chamado de “hormônio da felicidade”.

Ao atuarem ao mesmo tempo, as duas substâncias confundem o cérebro, causando tanto reações físicas como mentais.

Dançar ajuda a emagrecer

Artigo publicado na revista científica “Plos One” revela que pessoas que dançam regularmente podem perder peso quando comparadas com as que não dançam.

 

Balé, salsa, samba e até as coreografias nas comemorações esportivas estão na lista dos ritmos que ajudam tanto na diminuição do índice de massa corporal (IMC) quanto na da circunferência da cintura e na perda geral da gordura.

 

Então, vamos dançar?

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: