Curiosidades

Página

Futura opção para tratar glaucoma

Pela primeira vez, cientistas identificaram células do nervo ótico que podem ser úteis para retardar a progressão do glaucoma e outras perturbações da visão relacionadas com a idade. O dano no nervo ótico está geralmente relacionado com o aumento da pressão no olho devido à acumulação de líquido não drenado, podendo causar pontos-cegos que aumentam com o tempo. A pesquisa é da Universidade de Maryland (EUA) e foi publicada na revista científica  Proceedings of the National Academy os Sciences.

Metais nobres e superbactérias

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Arkansas (EUA) estudou em nanoescala a ação antimicrobiana dos íons de prata. Como resultado, descobriram o possível efeito positivo deste metal  no combate às bactérias resistentes a antibióticos. O achado permitirá o uso de nanopartículas do metal para novos medicamentos. A pesquisa completa foi publicada na revista científica norte-americana Applied and Environmental Microbiology

SINTOMAS

ATENÇÃO! Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando começam a surgir, o tumor já está em fase adiantada, dificultando a cura. Porém, alguns sinais podem servir de alerta, embora estejam presentes em outras condições de saúde, como a hiperplasia benigna de próstata e a prostatite, que é uma inflamação causa por bactérias. De qualquer forma, é fundamental a consulta com especialista ao apresentar:

- Dificuldade para começar a urinar.

- Fluxo de urina fraco ou interrompido.

- Micção frequente, especialmente à noite.

- Dificuldade de esvaziar completamente a bexiga.

- Dor ou queimação ao urinar.

- Sangue ou sêmen na urina.

- Dor persistente nas costas, quadris ou pelve.

- Dor ao ejacular.

FATORES DE RISCO

-  Idade acima de 50 anos. Quanto mais a idade avança, maior a probabilidade de desenvolver a doença.

- Histórico familiar – ter pais, irmãos e tios com essa enfermidade aumenta a possibilidade de sua ocorrência.

- Homens negros apresentam maior incidência desse tipo de câncer.

- Fatores hormonais e ambientais.

- Dietas ricas em gordura.

- Sedentarismo.

- Excesso de peso.

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: