Curiosidades

Página

Por que algumas pessoas têm um olho de cada cor?

É devido à heterocromia, uma diferença de produção da melanina na íris. Como todos sabem, a melanina é o pigmento responsável pela cor da pele, cabelo e olhos. Quando um dos olhos produz maior ou menor quantidade de melanina, ele ganha tom ou cor diferente. Quanto mais melanina, mais escuros os olhos. Mas também pode acontecer de um olho ficar azul e outro verde. Ou um verde e outro castanho. Mais variações são possíveis,  como uma íris mais escura do que outra. Segundo pesquisas, seis em cada mil pessoas possuem esta condição, embora nem sempre seja fácil percebê-la. Muitos famosos do cinema têm heterocromia, como Mila Kunis, Wentworth Miller, Kate Bosworth, Henry Cavill e Simon Pegg – para citar apenas alguns.

A ansiedade pode mudar os seus passos!

Este estado emocional pode, sim, influenciar até a nossa maneira de caminhar, pois altera a atividade cerebral de tal forma que o nosso hemisfério direito se torna muito mais ativo do que o esquerdo. Isso foi comprovado cientificamente por um estudo que convidou diversas pessoas a caminhar em linha reta até um determinado ponto com os olhos vendados. Quem sofria de ansiedade, mostrou tendência de modificar a trajetória para o lado esquerdo. Parece não ter importância, mas essa constatação pode ajudar a tratar de forma eficaz um transtorno que limita a habilidade da pessoa se orientar, direcionar e responder aos estímulos de um dos lados do corpo -- síndrome de negligência unilateral. 

“Síndrome da mão alienígena”

Existem muitos distúrbios raros na medicina, mas um dos mais intrigantes é a “síndrome da mão alienígena” ou “mão alheia”, considerada também como um dos fenômenos mais interessantes no campo da Neurologia. Caracteriza-se pela movimentação involuntária e até mesmo não percebida de uma de nossas mãos, que passa a atuar de maneira autônoma e independente de nossa vontade. Ou seja, é como se a mão tivesse “vida própria”. A SMA foi descrita pela primeira vez em 1908 pelo neurologista e psiquiatra alemão Dr. Kurt Goldstein, e até hoje é considerada rara. Desenvolve-se a partir de alguma mudança ocorrida no corpo do cérebro causada por acidente vascular, doença ou cirurgia. Não existe cura, mas medidas que aliviam os sintomas e fármacos que minimizam as crises.

Os genes e a atração sexual

Todo mundo percebe quando sente atração física por alguém. Mas por que sente essa atração ainda está cercado de alguns mistérios. Um deles parece já ter sido desvendado pela genética. Segundo estudos, a mulher, por exemplo, durante a fase fértil se sente mais atraída por homens que tenham menos semelhança genética com ela. E isso pode ser constatado, acredite, pelo conjunto de genes ligados ao sistema imunológico, o MHC! É o que diz pesquisa chefiada pela psicóloga Christine Garver-Apgar, da Universidade do Novo México, em Albuquerque (EUA). Talvez logo, logo, um simples teste de DNA consiga até descobrir se um dos parceiros será infiel ou não...

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: