Curiosidades

Página

Experiências diárias e memória

Cientistas da Escola de Medicina Grossman, da Universidade de Nova Iorque, estudaram por que alguns acontecimentos ficam na nossa memória e outros são descartados.

Eles descobriram que tudo é decidido durante o dia pelo cérebro, que, através de ondas mais fortes e mais fracas, escolhe o que deve manter ou descartar.

A questão é importante porque a memória de acontecimentos significativos da vida está no centro da nossa identidade e participa da construção do nosso modelo interno de mundo.

Excesso de açúcar e depressão

Existe, sim, uma relação entre os dois fatores. É o que revela pesquisa da Universidade de Medicina de Shandong, na China.

O trabalho usou dados de 18 mil e 400 pessoas e indicou que, a cada 100 gramas a mais por dia de ingestão do açúcar, houve um aumento de 28% de risco de depressão.

Sono e hipertensão

Dormir menos de sete horas pode aumentar o risco de pressão alta, especialmente em mulheres, e dormir menos de cinco horas aumentou este risco em 11%, segundo estudo do American College of Cardiology.

A associação entre padrões de sono e pressão alta já havia sido observada em outras pesquisas, mas, para chegar a este resultado, foram reunidos dados de 16 estudos realizados entre janeiro de 2000 e maio de 2023, incluindo 1 milhão de pessoas de seis países que não tinham histórico de pressão alta.

Internet e idosos

Pesquisa revelou que o uso da rede mundial por cerca de duas horas por dia pode diminuir os efeitos do envelhecimento cerebral em adultos com mais idade.

Memória, desempenho cognitivo e raciocínio verbal revelaram estar mais bem preservados por esta camada da população.

A conclusão vem do levantamento de arquivo de mais de 18 mil participantes com idades entre 50 e 64,9 anos.

Saiba mais no “Journal of Internal Medicine”.

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: