Curiosidades

Página

Perda financeira pode diminuir a expectativa de vida

Estudo realizado nos Estados Unidos constatou que homens e mulheres de meia-idade com inesperadas dificuldades financeiras estão mais propensos a falecer nos anos seguintes, comparando-se com os que não enfrentaram esses problema. O risco é maior ainda quando a pessoa perde a própria casa. Segundo o médico Alan Garber, da Universidade Harvard,  o choque financeiro pode ser tão perigoso quanto uma doença cardíaca e os médicos devem considerar até que ponto a saúde de seus pacientes está sendo afetada por essa situação. A pesquisa foi publicada no American Medical Association.

Dormir mais afina a cintura?

Estudo da Universidade Leeds, no Reino Unido, pesquisou a relação entre a duração do sono com a dieta e o peso, entre outros indicadores de saúde metabólica como pressão arterial, colesterol, glicemia e função da tireóide. Foram realizados exames de sangue, pressão arterial e medida da cintura, comparando-os com o total de horas dormidas. E chegou-se à conclusão que pessoas que dormiam 6 horas em média, tinham 3 centímetros mais de cintura do que as que dormiam 9 horas. Quem dormia menos também pesava mais e apresentava maior propensão a desenvolver distúrbios metabólicos, como diabetes, por exemplo.

 

Tecnologia e o segredo dos gases intestinais

Não há quem escape dos gases intestinais uma vez ou outra. Mas para algumas pessoas, essa manifestação pode se tornar freqüente, provocando constrangimento social. Agora, porém, a tecnologia veio ajudar a desvendar a causa exata do problema e a  indicar a terapêutica  mais adequada. Trata-se de uma microcápsula que “viaja” pelo intestino medindo a atividade dos micróbios durante a fermentação dos alimentos. Criado pela universidade de tecnologia australiana, Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT), o dispositivo tem  22 milímetros de comprimento por 9 milímetros de largura e é equipado com um sensor de temperatura, um pequeno computador, baterias, antenas e um transmissor de radiofreqüência que envia os dados obtidos para serem analisados. Nessa  “viagem” intestinal,  o aparelho mede as quantidades de oxigênio, hidrogênio e dióxido de carbono produzidas em cada fase do processo, identificando as causas específicas dos gases, o que permite propor mudanças na dieta do paciente para solucionar o problema.

Lente de contato para medir glicose

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia  de Ulsan (UNIST),  da Coréia do Sul, desenvolveu lentes de contato “inteligentes”, capazes de medir os níveis de açúcar no sangue a partir das lágrimas. O objetivo é facilitar a vida diária dos diabéticos sem a necessidade de outros tipos de controle. Feitas com nanomateriais  transparentes,  possuem circuitos eletrônicos flexíveis embutidos. Um minúsculo LED indica quando o nível de glicemia foi excedido. O dispositivo ainda não foi testado em seres humanos. Segundo os estudiosos, no futuro esse sistema  será substituído por um aplicativo de smartphone, mostrando leituras de glicose no sangue em tempo real. O trabalho foi publicado pela revista especializada norte-americana Science Advances.

 

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: