Curiosidades

Página

Afinal, por que temos duas orelhas?

Porque a qualidade do som é melhor quando se ouve dos dois lados, como acontece com o som estéreo, que copiou o modelo da natureza colocando-as em dois lados da cabeça. Ter uma orelha de cada lado também ajuda o cérebro a determinar de onde o som está vindo e a ouvir quatro vezes mais do que se tivéssemos apenas uma. Uma única orelha seria suficiente para ouvir, mas o som recebido apenas por um lado perderia muito em clareza e nuance. Duas, ajudam a ouvir e identificar sons em meio a ruídos externos. Já sob o ponto de vista filosófico, o pensador grego Epicteto, que viveu entre os anos 55 e 135 dC já dizia que o ser humano possui duas orelhas e uma só boca para ouvir mais e falar menos.

Imagem: SHUTTERSTOCK

Somos humanos porque cozinhamos...

Esta curiosa hipótese, levantada pelo primatólogo inglês Richard Wrangham, causou grande impacto nos meios científicos no fim da década passada e continua aquecendo discussões. Segundo a teoria, o aumento  do tamanho do cérebro humano -- fator que nos distanciou de outros animais -- pode estar diretamente relacionado com o arte de cozinhar. A explicação é que os alimentos cozidos nos permitiram acumular mais energia no corpo, ajudando a nossa escalada evolutiva. Uma das comparações é que ao longo de mais de 500 mil anos, o homo erectus duplicou o tamanho do seu cérebro, o que não ocorreu com nossos irmãos chimpanzés e gorilas que continuaram ingerindo alimentos crus. Richard Wrangham, é professor da Universidade de Harvard. 

Imagem: SHUTTERSTOCK

Grávidas sonham mais?

Não há comprovação científica, mas a queixa é comum: durante a gestação: as mulheres dizem que sonham mais e têm sonhos estranhos. Uma das explicações possíveis é o aumento da produção hormonal que causa não apenas mudanças físicas como emocionais. Outra possibilidade vem do rompimento com o padrão de sono. A grávida acorda muitas vezes à noite, levanta frequentemente para ir ao banheiro, o que impacta o sono REM, ou seja, a fase em que os sonhos acontecem, o que pode aumentar a capacidade de lembrar do sonho e ter a impressão de que sonhou mais. 

Imagem: Simona Balint

Respiração e vida

Ao respirar, todos sabem, levamos ar para os pulmões e garantimos nossa sobrevivência. Isso ocorre porque o ar contém oxigênio e sem o oxigênio as células não poderiam assimilar os alimentos que chegam através do sangue e são transformados em energia. Essa energia é utilizada pelas células para movimentar os músculos, enviar mensagens através dos nervos e gerar novas células. O alimento transformado em energia também gera o calor que contribui para manter quente o interior do nosso corpo mesmo quando a temperatura externa esteja baixa. No fim desse processo, o oxigênio que consumimos ao respirar é devolvido ao ambiente em forma de gás carbônico, fundamental, por exemplo, para a realização da fotossíntese, sem a qual os vegetais não sobreviveriam!

Imagem: SHUTTERSTOCK

Página

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: